Descongele suas ideias: música e literatura marcam o lançamento do Projeto - Unijuí

Descongele suas ideias: música e literatura marcam o lançamento do Projeto

A comunidade ofereceu o seu apoio e agora as geladeiras estão recheadas com livros que vão ser disponibilizados ao público nesta quinta.

Música e literatura formam um par perfeito e combinam com a arte personalizada das quatro geladeirotecas do Projeto Descongele suas Ideias, da Unijuí. Na tarde desta quinta, 1º de dezembro, no campus Ijuí, uma roda de leitura ao som do violão do músico João Pedro Van Der Sand marcou o lançamento oficial do Projeto Descongele suas ideias, cujo primeiro passo foi dado no dia 16 de novembro com a grafitagem das quatro geladeirotecas, por Pedro Silva, de Passo Fundo. A comunidade ofereceu o seu apoio e agora as geladeiras estão recheadas com livros que foram disponibilizados ao público nesta quinta, durante a atividade interativa. O lançamento ocorreu na parada de ônibus em frente à Biblioteca Mário Osório Marques.

Leia e devolva é a ação principal do projeto, que visa estimular a leitura e a sensibilidade de estudantes, professores e visitantes da Universidade. As geladeiras foram grafitadas tematicamente, fazendo referência ao mundo da literatura e às tecnologias, às mulheres, à infância e à família. Elas formam, junto com os primeiros 200 livros recebidos como doação, o acervo do projeto que é coordenado pelo NEIDH – Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação em Direito – Mestrado em Direitos Humanos - com o apoio da Unijuí.

Desde o momento em que as geladeiras foram instaladas no campus observa-se que os visitantes e usuários do espaço se aproximam delas com curiosidade. A partir desta quinta você que está no campus poderá saborear páginas e mais páginas de literatura e de outros campos do conhecimento. Cada livro recebeu um carimbo do NEIDH e pode ser lido durante o período em que o usuário estiver pelo campus. Depois, deve ser devolvido à geladeira. Porém, se considerar indispensável naquele momento, pode retirar o exemplar e devolvê-lo num prazo de uma semana. Para retirar o livro, basta assinar a lista que está dentro do congelador junto de uma caneta. Leia e devolva, esta é a garantia de continuidade de um projeto criado para todos.

“Acreditamos que o projeto possa estimular também o senso de cidadania, com a utilização do espaço coletivo e dos bens de uso comum – que neste caso – são as geladeiras com livro, além do gosto pela leitura e pela arte. A aposta é de que cada um possa fazer uma parte no sentido de preservar e ampliar o acervo”, salienta Vera Raddatz, uma das coordenadoras do projeto. A professora espera que o projeto tenha a adesão e o apoio da comunidade de Ijuí e região, que aos finais de semana frequentam o campus da Unijuí com suas famílias.

Toda a comunidade pode contribuir com o projeto doando livros. As doações de livros de literaturas e outros campos (menos didáticos) podem ser encaminhadas à Secretaria do Mestrado em Direitos Humanos, campus Ijuí. Participe e Descongele suas ideias!