Direitos Humanos e(m) Comunidade realiza primeira oficina - Unijuí

Direitos Humanos e(m) Comunidade realiza primeira oficina

Com o objetivo de inserir conceitos sobre cidadania e democracia dentro do âmbito escolar, foi realizado na última terça-feira, dia 19 de setembro, a oficina intitulada “Diálogo aberto sobre democracia: exercício da cidadania” na Escola Municipal Fundamental Soares de Barros. A conversa foi conduzida pela Presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS, Luana Borchart e mediada pela Professora Jaqueline Roberto.

Luana explanou aos alunos sobre a importância do compromisso democrático, da participação e fiscalização na política. “Temos a intenção de trabalhar com esse pré eleitor para que sejamos capazes de mudar essa cultura de votar e achar que é o suficiente, queremos implementar no cotidiano de cada jovem o compromisso de ser cidadão em buscar informações corretas, acompanhando os políticos e o gasto público”, comenta.

Os alunos foram instigados a compreender o compromisso democrático e, desde cedo, perceber a importância da cidadania ativa. Luana trouxe exemplos de sites que podem servir para fiscalização do orçamento público e do que está acontecendo nas questões políticas do Brasil.

Além dos conceito teóricos a presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/RS convidou os alunos presentes para fazer parte da próxima sessão da Câmara de Vereadores de Ijuí onde terão a possibilidade de acompanhar votações, fazer reclamações e presenciar o ambiente político do município. “O foco principal é alimentar a cultura da cidadania ativa, que possamos formar cidadão comprometidos com um todo, com senso de coletividade”, complementa Luana.

A atividade faz parte do termo de mútua cooperação -  Direitos Humanos e(m) Comunidade - da Subseção de Ijuí da OAB/RS através da comissão de Direitos Humanos e a Universidade do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), através do Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais (DCJS). A oficina foi a primeira ação do convênio que visa à formação de um grupo de estudos, discussões e proposições com vistas ao exercício da cidadania.