DCJS e Mestrado em Direitos Humanos buscam fortalecer parcerias internacionais - Unijuí

DCJS e Mestrado em Direitos Humanos buscam fortalecer parcerias internacionais

Os professores do DCJS e do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, Dr. Daniel Rubens Cenci, Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert e o mestrando em Direitos Humanos Rodrigo Tonel, participaram do I Seminário Internacional de Cooperativismo Argentina-Brasil-Paraguay, da RED CIDIR – Cooperação Internacional, Desenvolvimento e Integração Regional (Rede Interuniversitária de pesquisa para o Desenvolvimento e Integração Regional), debatendo o tema do cooperativismo como ferramenta de inclusão e sustentabilidade.

Para além do evento, o objetivo foi fortalecer as relações com as instituições UNAM - Universidad Nacional de Misiones/AR, UNAE/PY - Universidade Autônoma de Encarnación e Universidade Gastón Dachary/AR, na articulação da http://www.redcidir.org construindo parcerias Missioneiras transfronteiriças. Professores e alunos das Universidades participantes da Rede de Pesquisa, também estarão presentes em eventos da Unijuí ao longo do ano de 2018.

Sobre o tema

As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentável das suas comunidades através de políticas aprovadas pelos membros. Frente a preocupação com o desenvolvimento interno, as cooperativas envolvem-se diretamente com a preservação de recursos naturais, com a educação da população, com a saúde, com a melhoria do padrão de vida, saneamento, moradia, entre outros, bem como, a responsabilidade socioambiental das sociedades cooperativas e grupos de economia solidária com a resolução dos problemas sociais e ambientais globais.