Evento da Unijuí destaca Pluralidade e Diversidade em Direitos Humanos - Unijuí

Evento da Unijuí destaca Pluralidade e Diversidade em Direitos Humanos

             

A pluralidade consiste em abrir espaço para a diversidade e para a liberdade de pontos de vista e de expressão. Na semana de 27 a 30 de agosto, de segunda à quinta, o Centro de Eventos da Unijuí vai receber a comunidade acadêmica e interessados em discutir diversos temas relacionados aos direitos humanos nos turnos da manhã e tarde. Quase uma centena de pessoas já se inscreveu e ainda há tempo para se inscrever para participar das atividades comemorativas aos cinco anos da Semana do NEIDH – o Núcleo de Educação e Informação em Direitos Humanos da Unijuí até esta segunda-feira, dia 27.

Entre as atrações da Semana, você pode participar de Sessão de Cinema para discutir o filme chileno: “No”, dirigido por Pablo Larraín e estrelado por Gael García Bernal, com a coordenação do Prof. Maiquel Wermut e da Sessão de Direito e Literatura que enfoca o livro O conto da Aia, de Margareth Atwood, com a apreciação da professora de Literatura Rosana Barros e da professora do Direito Joice Nielsson.

 Ocorrem ainda três conferências durante o evento. Uma sobre Direitos Humanos e Democracia com o Prof.Dr. Gilmar Bedin,da Unijuí; outra  sobre o direito à moradia com a Defensora pública de Porto Alegre Isabel Rodrigues Wexel e uma terceira sobre a questão da mulher com a Profª Drª Rosângela Angelin, da URI.

Estão programadas também para o dia de encerramento do evento (quinta, dia 30) duas mesas de debates. A mesa da manhã aborda as redes sociais e o direito informacional, com participação das professoras Doutoras Nina Trícia Disconzi Rodrigues e Valéria Ribas do Nascimento (UFSM) e Vera Lucia Spacil Raddatz e Lara Nasi (UNIJUÍ). À tarde, o debate gira em torno da cultura indígena e direitos humanos e tem como convidadas a Profª. Lara Nasi (UNIJUI), coordenadora do Projeto de Jornalismo Multimídia Entre Nós; a indígena e Mestranda em Antropologia Social da UFPel, Laísa Sales Ribeiro e Estelamaris Dezordi, Mestre em Antropologia pela UFPel, com a mediação do Prof. Dr. Doglas Cesar Lucas (UNIJUÍ). Esse também é o tema gerador da exposição de fotografias, resultado do Projeto de Jornalismo da Unijuí, que será aberta segunda (27/08) pela manhã.

O Café & Conversa, uma programação que acontece mensalmente no NEIDH, também faz parte do evento, com a presença do Defensor Público André Castanho Girotto (DPE/RS/Ijuí) que vai falar sobre Sistema carcerário e Direitos Humanos, com a mediação do Prof. Dr. Maiquel Wermuth. Na parte cultural tem sessão musical diariamente às 16h e uma performance da acadêmica de jornalismo da Unijuí, Laís Dahmer, junto à geladeiroteca da parada de Ônibus do campus, a uma e meia da tarde de segunda, dia 27.

O Núcleo realiza durante o ano oficinas voltadas para os direitos humanos, sob demanda, em escolas da região. Na quarta-feira à tarde, uma turma de ensino médio da EFA vai participar da Oficina Gênero e Direitos Humanos, coordenada pelas professoras do Curso de Direito da Unijuí Joice Nielsson e Ester Heuser, na sala A/7 do campus, às 14h.

A coordenadora do evento Profª Drª Vera Raddatz afirma que a pluralidade e a diversidade de temas que serão abordados durante a Semana do Neidh refletem alguns dos principais enfoques que têm norteado as discussões do Núcleo nestes cinco anos de atividades. A professora salienta que o evento é aberto à participação da comunidade interessada no assunto. Basta se inscrever, inclusive segunda dia 27, no site https://www.unijui.edu.br/eventos/neidh-5-anos-informaco-para-a-cidadania-372. As inscrições custam dez reais e o certificado equivale a trinta horas.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.