Professores do Programa participaram de evento no Chile - Unijuí

Professores do Programa participaram de evento no Chile

Reunião de Planificação. Instituto de Estudios Avanzados - USACH Chile. Fernando Estenssoro (Director IDEA), Jerônimo Tybusch (UFSM), Daniel Cenci (UNIJUI), Francielle Benini Agne Tybusch (UFN) e Anna Paula Bagetti Zeifert (UNIJUI).

Na semana de 24 a 29 de setembro de 2018, os professores do Mestrado em Direitos Humanos Dr. Daniel Rubens Cenci e Dra. Anna Paula Bagetti Zeifert, juntamente com as mestrandas Bruna Medeiros Bolzani, Mônica Stamm e Gaviota Karolina Tobar Casanova, estiveram participando do V Encuentro Internacional Ciencias Sociales y Represas, que aconteceu em Santiago do Chile, na USACH – Universidade de Santiago.

As atividades consistiram, além das Palestras abertas, de atividades especificas como apresentação de trabalhos no GT – Grupo de Trabalho Justiça Ambiental, Geopolítica e Socioambientalismo, no qual também estiveram Professores e Mestrandos da UFSM, Universidade Federal de Santa Maria, além de pesquisadores da Argentina, Chile, Colômbia e México....

Também aconteceu um debate em forma de Mesa Redonda "Justicia Ambiental, Geopolítica y Socioambientalismo", momento em que ocorreu o lançamento do livro, que é resultado do Projeto de Pesquisa Fondecyt (financiamento Chileno, através do Fundo de Ciência e Tecnologia) cujo título é “Perspectivas Latinoamericanas em el Debate Ambiental Mundial: El Medio Ambientet y los Recursos Naturales como variables políticas Y estratégicas de América Latina em el siglo XXI”.

O encontrou também serviu para o estreitamento das relações entre Unijuí e o Instituto de Estudios Avanzados (IDEA), instancia de investigação acadêmica em nível de pós-graduação strictu sensu, coordenado pelo Prof. Dr. Fernando Estenssoro, cujos temas são campos comuns de pesquisa.

Pesquisadores Brasileiros, Chilenos, Mexicanos, Colombianos e Argentinos no Simpósio "Justicia Ambiental, Geopolítica y Socioambientalismo" componente do V Encuentro Internacional Ciencias Sociales y Represas: Medio Ambiente, Represas y Cultura.