Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos participa de eventos em Porto Alegre - Unijuí

Entre os dias 12 e 16 de novembro o Grupo de Pesquisa “Biopolítica & Direitos Humanos”, vinculado ao Mestrado em Direitos Humanos e ao Curso de Graduação em Direito da UNIJUÍ, participou da I Jornada Internacional de Democracia, Direitos Humanos e Relações Internacionais da UniRitter (12 a 14/11) e do XXVII Congresso Nacional do CONPEDI (14 a 16/10), sediado na UNISINOS, em Porto Alegre.

O Grupo é coordenado pelo Prof. Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e pela Profª. Drª. Joice Graciele Nielsson, e, durante as atividades, contou com a participação dos (as) bolsistas de iniciação científica Ana Vargas, Julia Lima, Laura Marcht, Manuela Hamster, Nicoli Gross, Quézia Vanzin, Rafaela Mallmann e Vitória Agnoletto, além dos messtrandos (as) Ana Delajustine, André de Castro e Kaoanne Krawzack.

Os estudantes apresentaram resumos, pôsteres e artigos relacionados às linhas de pesquisa do Grupo que abordam Direitos das Mulheres e Gênero, e Migrações e Direitos Humanos, proporcionando troca de conhecimentos entre alunos e professores das mais variadas regiões do Brasil.

Para o Grupo, debater temas vinculados às suas áreas de pesquisa, e de um modo mais amplo debater questões relacionadas à ciência jurídica na atualidade, à democracia e aos direitos humanos demonstrou o quanto a pesquisa brasileira está intimamente relacionada às questões da atualidade. Espaços como estes proporcionados pelas universidades garantem um momento de diálogo e debates que fortificam o pensamento crítico dos alunos, de modo que a partir das informações trocadas, possam estabelecer conexões entre os temas e compreender o contexto que o país se encontra. A importância da pesquisa brasileira é sentida nesses ambientes, em que a luta pelas garantias de um Estado Democrático de Direito é tida como uma luta de todos.