Direitos Humanos celebra convênio para Mestrado Interinstitucional com Instituição de Ensino de Rondônia - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos (PPGDH) da Unijuí celebrou convênio com as Faculdades Integradas de Cacoal – FIC/UNESC, no Município de Cacoal-RO, para oferta de Mestrado Interinstitucional (Minter) em Direitos Humanos. O Curso, homologado pela CAPES em 29 de agosto de 2019, será ofertado em uma região do país que apresenta carências de professores habilitados/titulados para atuar na educação superior.

A FIC/UNESC foi criada em 1985, sendo a primeira IES privada do Estado de Rondônia. Ela se situa em uma região do país que tem sido alvo de atenção prioritária pela Coordenação da área do Direito na CAPES. Estudos demonstram que a Amazônia Legal (região em que se situa Rondônia) é economicamente periférica e as desigualdades no campo científico e tecnológico comparadas a outras regiões é significativa. A Amazônia Legal responde por 59,0% da área, 13,4% da população e 7,5% do PIB e representa apenas 5,7% dos doutores do país e 2,0% da produção científica. Estes dados não são diferentes em relação a oferta de programas de Mestrado e Doutorado.

Diante deste quadro, a FIC/UNESC tem se esforçado em buscar cursos de mestrado e doutorado que possibilitem à população da região o pleno desenvolvimento profissional e acadêmico. A instituição vem buscando oportunidades para melhorar ou suprir áreas de qualificação carentes na região Norte, esforçando-se para efetivar parcerias institucionais em outras regiões do país, com o intuito de ofertar cursos de qualidade que possibilitem o atendimento da demanda por desenvolvimento profissional e acadêmico.

É nesse sentido que as atividades do PPGDH da Unijuí, no âmbito do Minter em Direitos Humanos, no município de Cacoal-RO, darão continuidade aos princípios históricos e fundantes do Programa, que tem como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos, para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional.

Desse modo, o Minter em Direitos Humanos mediante convênio firmado pela UNIJUÍ com a FIC/UNESC, tem potencial formativo e interativo dessa instituição, que em curto período de tempo produziu avanços em sua região de abrangência, mas ainda com elevada carência na fixação de recursos humanos qualificados para docência na educação superior.  Esta carência na formação de quadros titulados (inicialmente mestrado e posteriormente doutorado) tem dificultado tanto a criação de novos cursos em Instituições, inclusive públicas, tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação. Além disso, a escassez de mestres causa significativo impacto na qualidade do ensino ofertado no município e na região.

“Assim, o Minter em Direitos Humanos UNIJUÍ-FIC/UNESC apresenta uma elevada pertinência para viabilizar a formação de mestres para atuação na docência da educação superior, bem como potencializar os grupos de pesquisa e produção acadêmica qualificada. Considerando a importância dos programas de Pós-Graduação consolidados em desenvolver ações de solidariedade e nucleação, que viabilizem a formação de mestres e/ou doutores em lugares que não possuam programas similares de formação, este Curso deverá contribuir para qualificação de recursos humanos, de modo a fortalecer o desenvolvimento regional pela produção de conhecimento qualificado”, observa o professor Maiquel Dezordi Wermuth, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ (Mestrado e Doutorado).

A FIC/UNESC disponibilizará instalações de qualidade, ofertando condições adequadas ao desenvolvimento do Minter. Maiores informações sobre esta instituição podem ser buscadas em: https://www.unescnet.br/.

O edital de seleção será disponibilizado ainda nesta semana no Portal UNIJUÍ (www.unijui.edu.br/ppgd) e o período de inscrições inicia-se em 16 de setembro. As aulas estão previstas para começar em março de 2020.