Professor da Unijuí participa de Seminário no Uruguai - Unijuí

Professor da Unijuí participa de Seminário no Uruguai

              

O professor Daniel Rubens Cenci, do Departamento de Estudos Jurídicos e Sociais e Programa de Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, participou do Seminário "Desafios para o Desenvolvimento Sustentável da Bacia Trinacional do Rio Uruguai", realizado no dia 24 de setembro, na cidade de Salto, no Uruguai.

O Seminário apresentou um diagnóstico da situação atual do Rio Uruguai, especialmente na parte baixa, considerados os lados do Uruguai e Argentina, bem como a realidade entre Brasil e Argentina, na parte média e alta, compondo um diagnóstico da denominada Tríplice fronteira do Rio Uruguai, sendo este o tema central. “Se o Rio divide ou une países, depende da capacidade local e nacional de estabelecer políticas de convivências e cuidados com o rio e com as comunidades ribeirinhas, fundamentalmente, gerando um novo momento de integração e corresponsabilidades para as questões socioambientais”, observa o professor.

O projeto teve como tema central “DESARROLLO Y FORTALECIMIENTO DE LAS ESTRATEGIAS DE INTEGRACION EN LOS TERRITORIOS DE LAS CUENCAS TRANSFRONTERIZAS DEL RIO URUGUAY Y LAGUNA MERIN” e Retos y Desafíos para el desarrollo sustentable de la Cuenca Trinacional del Río Uruguay

O evento, organizado pela Associação dos Prefeitos do Uruguai e Argentina, nas províncias/Departamentos limítrofes, contou também com a participação da sociedade civil e Universidades, com estudos sobre as realidades da região. “A atividade ocorre dentro de um projeto mais amplo, financiado pelo EURO Social, no programa de Coesão Social para a América Latina, que será desenvolvido até 2023”, complementa.

De acordo com o professor, o objetivo é evidenciar que há condicionantes e características comuns aos três países que conformam o território da região onde acontecem os estudos, assim como as assimetrias e desafios, apontando as características que poderão ser trabalhadas pelas regiões, aspecto que desafia as pesquisas, os interesses a as conexões internacionais da região de fronteira.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.