PPG Direitos Humanos recebe filmes da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos - Unijuí

PPG Direitos Humanos recebe filmes da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos

       
           

A Mostra Cinema e Direitos Humanos é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos que visa à promoção da cultura e da educação em direitos humanos. A Mostra foi criada em 2006 para celebrar o aniversário da Declaração Universal de Direitos Humanos, proclamada pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 10 de dezembro de 1948.

A Mostra de Cinema tem como objetivo ampliar os espaços de debate e discussão sobre os direitos humanos por meio da linguagem cinematográfica. É uma proposta de inclusão sociocultural, que busca contribuir para a formação de uma nova mentalidade coletiva baseada no exercício e na construção de laços de solidariedade, do respeito às diversidades e da compreensão.

Com o intuito de ampliar o alcance da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, além do Circuito Principal – que ocorreu em todas as capitais do Brasil – ocorre o Circuito Difusão, que objetiva descentralizar e democratizar essa política, envolvendo o público situado fora do alcance do seu circuito principal, levando a cultura e o debate sobre Direitos Humanos para diferentes locais pelo Brasil e exterior. Pelo terceiro ano consecutivo, o Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da UNIJUÍ foi escolhido para ser um dos Pontos de Difusão.

No âmbito do Programa, o Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, coordenado pelo Prof. Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth, tem sediado a Mostra desde a sua 10ª edição. O projeto tem por escopo promover o debate assuntos relacionados aos Direitos Humanos a partir da linguagem cinematográfica e por meio da técnica da roda de conversa, proporcionando um ambiente horizontal e acolhedor para a discussão dos temas que envolvem os filmes exibidos.

Neste ano, juntamente com o VII Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia, promovido pelo PPG Direitos Humanos entre os dias 6 e 8 de novembro, serão realizadas sessões com filmes que integram o Circuito Difusão da 12ª Mostra Cinema e Direitos Humanos, conforme o seguinte cronograma de apresentações:

Dia 06/11/2019 – Exibição do filme “Nós”, dirigido por Thiago Simas (2017);

07/11/2019 – Exibição do filme “A Rua é NÓIZ”, dirigido por Eduardo Cunha Souza e Pedro Cela (2018);

08/11/2019 – Exibição do filme “Era Um Garoto que Como Eu Amava os Beatles e os Rolling Stones”, com direção de Rosana Cacciatore, Elias Norberto da Silva, Juana Morais e outros (2018).

As sessões acontecerão no Salão de Atos da UNIJUÍ, previamente às conferências do Seminário Internacional, às 19horas. Portanto, chegue mais cedo ao evento, garanta seu lugar e prestigie a Mostra! As sessões são gratuitas e abertas a toda a comunidade acadêmica.


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.