Professores da Unijuí são premiados em evento internacional - Unijuí

Professores da Unijuí são premiados em evento internacional

Os professores do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Drs. Janaína Machado Sturza, Joice Graciele Nielsson e Maiquel Ângelo Dezordi Wertmuh, foram agraciados com o reconhecimento e premiação de melhor trabalho apresentado no IX Congresso Iberoamericano de Derecho Sanitario, que ocorreu entre os dias 10 e 12 de outubro, na Universidad Blas Pascal, em Córdoba, na Argentina.

O trabalho intitulado “O direito ao acesso à saúde reprodutiva de mulheres migrantes: desvelando processos de precarização da vida” é fruto de pesquisas desenvolvidas junto ao Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, e integra o Projeto de Pesquisa “Ser Migrante no Estado do Rio Grande do Sul: saúde, gênero e inclusão social dos migrantes residentes na Região Noroeste do Estado”. O artigo premiado será publicado, ainda neste ano, na Revista Internacional Derecho y Salud, refletindo a excelência das pesquisas realizadas no PPG Direitos Humanos da Unijuí.

Durante o evento, a professora Janaína foi eleita como membro do Conselho Diretivo da Rede Iberoamericada de Direito Sanitário. Também participaram do evento professores pesquisadores e alunos de graduação, mestrandos e doutorandos de diferentes instituições e países apresentando suas pesquisas desenvolvidas tanto no âmbito da extensão universitária quanto dos programas de pós-graduação stricto sensu. Todos vinculados a temática do direito à saúde.

A professora Janaína apresentou quatro trabalhos e destes dois são resultantes do seu projeto de pesquisa desenvolvido junto ao PPGD da Unijuí, no qual participaram as bolsistas de Iniciação Científica Lais Dockorn Nunes Pereira e Giovana Knorst. Também foi apresentado um trabalho produzido com o mestrando Rodrigo Tonel.

No evento também aconteceu o lançamento do livro “Direito à saúde: ponte para a cidadania”, organizado pela professora Janaína, juntamente com os professores Sandra Regina Martini (UNIRITTER / UFRGS / UFMS) e Matteo Finco (UNIRITTER). Este livro conta com o apoio da FAPERGS e do CNPq.