Professores e estudantes vinculados ao PPG Direitos Humanos participam do X Congresso da ABraSD, em Recife - Unijuí

O grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, representado pelo Prof. Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth e pela Profª. Drª Joice Nielsson, e pela acadêmica do Curso de Direito e Bolsista de Iniciação Científica Quézia Vanzin, esteve presente no maior Congresso Nacional de Sociologia do Direito do País, promovido pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Sociologia do Direito (ABraSD). O evento aconteceu em Recife, Pernambuco, entre os dias 16 e 18 de outubro, na tradicional Faculdade de Direito do Recife, Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Pernambuco (FDR-UFPE), a segunda Faculdade de Direito do país, fundada há 192 anos, e na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

No dia 16 de outubro foi realizada a abertura do evento no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Recife, que teve como tema os 55 anos de Sociologia Jurídica no Brasil, em conferência ministrada por Joaquim Falcão (FGV-RJ).  Nos dias 17 e 18 de outubro o Prof. Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth, coordenador do PPG Direitos Humanos da UNIJUÍ, juntamente com o Prof. Dr. Paulo Velten (UFES/ES) e a Profª. Drª. Daiane Moura de Aguiar (ANHEMBI-MORUMBI/SP), coordenou o Grupo de Pesquisa nº 6, intitulado “(Bio)políticas migratórias brasileiras: entre democracia e autoritarismo”,  referente  ao movimento pendular entre democracia e autoritarismo que permeia as políticas migratórias do Brasil. O grupo contou com a apresentação de onze trabalhos de estudantes da graduação, mestrado e doutorado de universidades como USP, UFSM, UFES, UFPE e UNIJUÍ.

O Congresso da ABraSD tem como propósito fomentar a formação de redes de pesquisa e permitir a produção e a troca de conhecimento na área da Sociologia do Direito. Os grupos de pesquisas de todo o país encontram no evento um espaço plural para publicização dos resultados de suas pesquisas. Com esta troca, o evento atua diretamente no fomento de redes de pesquisa entre instituições e grupos de distintas regiões do país. A UNIJUÍ, por meio do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, marca sua presença no evento pelo terceiro ano consecutivo.