Projeto de extensão Cinema e Direitos Humanos leva 12ª Mostra de Cinema ao Campus de Santa Rosa - Unijuí

Na noite de 22 de outubro foi realizada no campus UNIJUÍ de Santa Rosa uma sessão do projeto de extensão Cinema e Direitos Humanos, vinculado ao PPG Direitos Humanos. A sessão integrou as atividades do Salão do Conhecimento 2019. O filme exibido, “À Espera”, é integrante da 12ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos, promovida pelo Governo Federal. O documentário, produzido em 2016, em Moçambique, mostra a realidade das meninas moçambicanas que tem suas infâncias roubadas pelo casamento forçado, o que muitas vezes as leva a abandonar a escola, o que impacta as altas estatísticas de meninas que se casaram e engravidaram durante a infância e que, em razão disso, abandonaram a escola.

Após a exibição do filme foi aberta uma discussão com a plateia sobre o tema abordado no documentário, mediada pela equipe do Projeto de Extensão, o que levou ao diálogo não apenas da realidade de Moçambique, mas principalmente da realidade no Brasil. Com a mediação da mestranda Ana Cláudia Delajustine, que apresentou dados atuais a respeito de “casamentos infantis” no Brasil, nota-se que este não é apenas um problema encontrado em países de extrema pobreza, mas também no nosso país.

A discussão levantou vários pontos como o da violência sexual e doméstica, gênero, saúde e educação, dando-se ênfase em nomearmos corretamente esses “casamentos infantis”, que na verdade são estupros, uma vez que uma menina entre 10 a 14 anos não possuí o discernimento para consentir com tais atos. Também foi ressaltada a importância da educação sexual nas escolas e de políticas públicas para a prevenção desses crimes.

A sessão realizada em Santa Rosa atendeu com o objetivo do Projeto de Extensão, que é justamente levar ao debate temas polêmicos e atuais, que muitas vezes desconhecemos ou até ignoramos, por não fazer parte do nosso convívio social, por meio da utilização da linguagem cinematográfica para a promoção de educação em Direitos Humanos.

O Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos, coordenado pelo Prof. Maiquel A. Dezordi Wermuth, sedia a Mostra nacional pela terceira edição consecutiva, trazendo ao público local e regional cinematografias que geralmente circulam em apenas algumas salas dos grandes centros do país.