Chile em pauta: perspectivas para um novo pacto político-social - Unijuí

Chile em pauta: perspectivas para um novo pacto político-social

Na manhã de quinta-feira, dia 31 de outubro, no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado, ocorreu o painel de Diálogos Latino-Americanos, cujo tema foi “Chile em Pauta: perspectivas para um novo pacto político-social”. Os grupos de pesquisa Direitos Humanos, Justiça Social e Sustentabilidade e Biopolítica e Direitos Humanos, do Programa de Pós-Graduação, viabilizaram a realização dessa roda de debates, que teve como ponto central as discussões sobre o cenário político-social atual do Chile, analisando os recentes movimentos sociais e as causas políticas dessas manifestações.

O debate analisou as consequências do modelo econômico e político implantado no Chile, contando com a participação de professores e pesquisadores externos, o que proporcionou maior pluralidade de reflexões e perspectivas sobre o tema. Doutor em Estudos Americanos pela Universidad del Santiago del Chile (USACH), o professor Dr. Fernando Estenssoro discutiu os momentos e decisões políticas da última década que levaram a população chilena a se impor perante o atual governo.

O professor Dr. Alberto Moreno Doña, doutor em Estudos Interdisciplinares sobre Pensamento Cultura e Sociedade pela Universidad del Valparaíso, buscou refletir sobre as pautas e demandas dos grupos e dos movimentos sociais que tomaram as ruas de Santiago del Chile nas últimas semanas de outubro, discutindo a importância de estabelecer objetivos e pautas comuns dentro dos diferentes grupos sociais.

Pós-Doutor em Direito pela Columbia University (EUA), o professor Dr. Clécio Lemos trouxe apontamentos da filosofia política para o debate, relacionando a teoria de Michel Focault sobre poder. Além disso, realizou uma comparação das manifestações que ocorreram no Chile nas últimas semanas com os movimentos sociais e políticos de junho de 2013, no Brasil.

O painel se encerrou com algumas reflexões e apontamentos de alunos, bolsistas e professores do PPGD, contando com a participação de estudantes e pesquisadores de outras universidades da região, que assistiram a roda de debates por meio de videoconferência.