Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia inicia com o painel “Muros, Medos e Esperança” - Unijuí

Com a proposta de discutir e investigar avanços, riscos e desafios na proteção jurídica do direito à diferença das minorias, o tema que abriu o VII Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia foi “Muros, Medos e Esperança”, propondo uma reflexão sobre a afirmação dos direitos humanos e do direito à igualdade. Além do debate, a noite contou com a apresentação artística do Grupo Vocal Querência.

Compondo a mesa de autoridades, o professor coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, destacou a pertinência do tema do Seminário, intitulado “A Proteção Jurídica das Minorias na Sociedade Contemporânea”, observando: “nenhum corte de verbas, nenhuma ameaça infantil e irresponsável à democracia poderá nos deter, na medida em que, unidos sigamos, comprometidos fundamentalmente a não soltar, em hipótese nenhuma, a mão de ninguém”, disse.

A Vice-reitora de Graduação da Unijuí, Cristina Pozzobon, destacou, em seu pronunciamento, que a possibilidade de reflexão e debate sobre a temática, trazem significativos resultados para a comunidade. O evento é uma promoção do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da UNIJUÍ - Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos.

No debate principal do evento, a primeira convidada foi a professora Dra. Ana Paula Martins Amaral, da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que salientou sobre os sonhos, projetos de vida, necessidades, medos e esperanças de quem migra para o país. “O imigrante quebra paradigmas e preconceitos”, acrescenta ela, ao trazer dados e informações sobre migrantes brasileiros, paraguaios, bolivianos, haitianos, venezuelanos, entre outros. “A necessidade faz com que as pessoas migrem em busca de melhores condições, assim como nossos antepassados, nacional e internacionalmente. Normalmente o imigrante tem uma força interior muito grande, na busca do sonho de uma nova vida”, acrescentou.

Da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a professora Dra. Jânia Maria Lopes Saldanha, relacionou o tema de sua fala, citando uma das canções que abriram o evento “olhos abertos que o longe é perto e que vale o sonho”, provocando discussões sobre os milhões de quilômetros percorridos por pessoas pelos rincões, perseguindo estes sonhos. Tratou, ainda, sobre os Tribunais Regionais de Direitos Humanos, da Margem Nacional de Apreciação, Vulnerabilidade Humana e como as decisões são tratadas pela Corte dos Direitos Humanos. “Embora as respostas para um problema como esse não sejam somente dos tribunais, os desafios são colocados a nós como comunidade humana”, complementa.

Texto e fotos: Laís Dahmer, estudante de Jornalismo da Unijuí

07/11/2019 (Quinta-feira)

08h30min às 10 horas

Centro de Eventos da Unijuí