Direitos Humanos: Programa recepciona estudantes do Mestrado, Minter e Doutorado - Unijuí

Uma semana intensa marcou o reinício das atividades no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí. Nos dias 4 e 5 de março aconteceram, respectivamente, as recepções aos novos doutorandos e mestrandos do Programa. Nessas oportunidades, o Coordenador do Programa, Prof. Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth, apresentou aos estudantes as dinâmicas de funcionamento dos cursos e o Corpo Docente do Programa, que pôde apresentar as suas temáticas de investigação e suas inserções nos projetos de pesquisa e extensão em curso. As atividades aconteceram no auditório do PPGDH.

No dia 11 de março aconteceu a Aula Inaugural do Mestrado Interinstitucional UNIJUÍ-UNESC no Município de Cacoal, em Rondônia. A atividade contou com palestra ministrada pelo Professor Dr. Gilmar Antonio Bedin, que abordou o tema “Estado de Direito e patrimonialismo: déficit de República no Brasil”. Nesta oportunidade, os mestrandos do MINTER foram recepcionados e tiveram oportunidade de conhecer, também, a dinâmica de funcionamento do Curso.

A turma do Mestrado Interinstitucional pôde interagir com a turma de mestrandos 2020 do Curso de Ijuí no dia 12 de março, pela manhã, quando aconteceu a sessão pública de defesa de dissertação do mestrando André Giovane de Castro, que defendeu o trabalho intitulado “A violação de Direitos Humanos e o instituto do Estado de Coisas Inconstitucional no sistema carcerário brasileiro: uma leitura biopolítica”, em banca composta pelo professor orientador da pesquisa, Dr. Maiquel A. Dezordi Wermuth, pela Profª. Drª. Mariângela Gama de Magalhães Gomes, da Universidade de São Paulo, e pelo Prof. Dr. Gilmar Antonio Bedin, que participou da banca por meio de webconferência, juntamente com os mestrandos do MINTER, em Cacoal-RO.