Atividade integrada é realizada entre turmas do mestrado em Direito Unijuí e Minter Unijuí/Unesc - Unijuí

No dia 18 de junho aconteceu a atividade “Diálogos online em tempos de pandemia”, promovido pela disciplina Direito à saúde, políticas públicas e cidadania, ministrada pela profa. Dra. Janaína Machado Sturza, junto ao Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos – Mestrado e Doutorado.

A atividade promoveu a integração das duas turmas da disciplina – Mestrado em Direitos Humanos UNIJUI e Mestrado Interinstitucional em Direitos Humanos UNIJUI/UNESC, em Cacoal-RO.

Durante a manhã aconteceu a vídeo conferência “Direito internacional da saúde: emergências humanitárias em tempos de pandemia” proferida pela profa. Patrícia Gorisch. Ela é Pós-doutora em Direito Europeu Comparado pela Universitá degli Studi di Messina (Itália) e Doutora em Direito pela Universidade Católica de Santos. É advogada pro bono da Cruz Vermelha São Paulo e Professora no Programa de Mestrado em Direito da Saúde da Unisanta/SP.

Já durante a tarde aconteceu a vídeo conferência “Direito a saúde e acesso à justiça: o projeto Direito Cuidativo desenvolvido pelo serviço de assistência jurídica da Faculdade de Direito da UFPEL” proferida pela profa. Karinne Goettems dos Santos. A profa. Karinne é Mestre e Doutora em Direito pela Unisinos. Professora da Graduação e da Pós-Graduação em Direito – Mestrado, da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Coordenadora do Serviço de Assistência Jurídica SAJ/UFPEL e Colaboradora da Unidade Cuidativa da UFPEL, na condução do Projeto Direito Cuidativo.

As duas conferências, que contaram com a participação dos alunos do mestrado, do minter, do doutorado e professores da UNIJUI, centraram os debates nas diversas questões atinentes a saúde e à importância do direito sanitário, tanto no contexto de crise sanitária e humanitária provenientes da pandemia, quanto no contexto da garantia e efetivação do direito a saúde através do acesso à justiça.