"A Crise da Democracia e os Direitos Humanos na contemporaneidade" é tema de Seminário - Unijuí

Com o objetivo de viabilizar espaços de debates e reflexão sobre temas da atualidade aos doutorandos, o Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí realiza, nas próximas semanas uma programação especial em “Tópicos Especiais em Direitos Humanos”.

Os debates, que serão norteados pela temática “A Crise da Democracia e os Direitos Humanos na contemporaneidade”, ocorrem a partir de conferências com professores externos à instituição, nacionais e internacionais. Segundo o coordenador do Programa, professor Maiquel Wermuth, “a importância da atividade radica no seu potencial formativo e na possibilidade de colocar os acadêmicos em contato com pesquisadores de outras instituições e de outros países. Nesta edição, destaca-se a presença de pesquisadores de Portugal e Espanha no evento, com ênfase na presença de uma Ministra da Suprema Corte da Espanha”, salienta.

A conferência de abertura ocorreu nesta quinta, dia 27, sobre o tema “Trabalho e Democracia em Tempos de Pandemia, realizada pela professora Drª Valdete Souto Severo. Todas as atividades ocorrem pela plataforma Google Meet. Confira a programação completa:

- 3 de setembro (14h):

Conferência: Crisis humanitaria de refugiados y Pacto Mundial para las Migraciones

Conferencista: Prof. Dr. Pedro Garrido Rodríguez (Professor da Universidade de Salamanca – Espanha e membro do IJP da Universidade Portucalense – Portugal)

- 4 de setembro (9h):

Conferência: Uma leitura descolonial dos Direitos Humanos

Conferencista: Prof. Dr. Antônio Carlos Wolkmer (Coordenador e Professor do Mestrado em Direitos Humanos e Sociedade da UNESC. Consultor Ad Hoc da CAPES e do CNPq, sendo desta pesquisador nível 1-A)

- 10 de setembro (10h):

Conferência: Nas ruínas de 1989: o fracasso da promessa dos Direitos Humanos e a crise da democracia no século XXI

Conferencista: Profa. Dra. Tatiana Vargas Maia (Universidade La Salle)

- 10 de setembro (14:30h):

Conferência: Justiça, Trabalho e Advocacia na Pandemia COVID-19

Conferencista: Dra. Delaíde Arantes (Ministra do TST)

- 11 de setembro (14h):

Conferência: Direitos humanos e direito da antidiscriminação

Conferencista: Prof. Dr. Roger Raupp Rios (Universidade do Vale do Rio dos Sinos)

- 14 de setembro (14h):

Conferência: Doctrina del Tribunal Europeo de Derechos Humanos (TEDH) sobre Derechos Sociales

Conferencista: Excelentísima Sra. Dña. Rosa María Virolés Piñol - Magistrada del Tribunal Supremo de España (Corte Suprema)

- 17 de setembro (10h)

Conferência: Direitos Humanos na América Latina: aportes para o processo de descolonização

Conferencista: Dr. César Augusto Baldi (Pesquisador do Núcleo de Estudos para a Paz da Universidade de Brasília).

Debatedor: Dr. Manuel Eugenio Gándara Carballido (Universidade do Rio de Janeiro)

- 24 de setembro (9h)

Conferência: novas tecnologias e relação de trabalho: rumo à quinta revolução industrial

Conferencista: professora Drª Denise Pires Fincato