Webinar discute conexões entre política, direitos humanos e sexualidade - Unijuí

Webinar discute conexões entre política, direitos humanos e sexualidade

Na última semana, entre quinta (25) e sexta-feira (26), foi realizado o webinar internacional “Política, Direitos Humanos e Sexualidade”, promovido pelos Programas de Pós-Graduação em Direito da Unijuí e também da Unisinos.

Transmitido pelo canal da Unijuí no Youtube, o evento contou, no primeiro dia, com a participação do professor doutor Daniel Borrillo, da Universidade de Paris. A palestra teve como debatedores os professores doutores Roger Raupp Rios, da Unisinos, e Joice Graciele Nielson, da Unijuí.

Já na sexta-feira, palestrou a professora doutora Maria Esther Quinteiro, da Universidade de Salamanca, na Espanha. A discussão teve como debatedores os professores doutores André Leonardo Copetti Santos e Doglas Cesar Lucas, da Unijuí, e a professora doutora Marcia Claudia Dal’Igna, da Unisinos.

A atividade, aberta à comunidade externa, foi também a aula inaugural do primeiro semestre dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí.

Conforme apontam os organizadores do webinar, o debate qualificado permitiu demonstrar as conexões sempre presentes entre política, direitos humanos e as conquistas emancipatórias das lutas de gênero e das minorias sexuais. Neste sentido, reforçam a importância de que tais abordagens sejam discutidas e repensadas sobre outras perspectivas, a fim de que seja possível desenvolver reflexões críticas, com potencial de transformar o mundo em que vivemos.

A qualidade e a intensidade da democracia, destacam os professores, estão diretamente relacionadas à sua capacidade de reconhecer e proteger as minorias e suas diferentes formas emancipação e liberdade que habitam o corpo de cada um.

O debate, na íntegra, pode ser acessado abaixo:

Dia 25 de março:

Dia 26 de março: