Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos promove seminário sobre igualdade e inclusão - Unijuí

Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos promove seminário sobre igualdade e inclusão

Na quinta e sexta-feira, dias 23 e 24 de setembro, irá ocorrer o I Seminário Regional de Direito à Cidade, Desigualdades e Inclusão Social: os descaminhos da igualdade. O evento é promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos da Unijuí, por meio do Grupo de Pesquisa Direitos Humanos, Governança e Democracia (GP Mundus), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

O seminário, gratuito e aberto a todos os interessados, será realizado de forma online, com transmissão pelo canal da Unijuí no YouTube. As inscrições podem ser realizadas pelo site unijui.edu.br/eventos. Conforme a coordenadora do evento, professora Elenise Schonardie, a iniciativa “tem como objetivo promover uma reflexão sobre igualdade, enquanto princípio norteador do Estado Democrático de Direito, a partir do direito à cidade e da necessidade de políticas públicas de inclusão social frente ao avanço das desigualdades no Brasil e no mundo."

O primeiro eixo temático, que irá ocorrer no dia 23 de setembro, às 10h, irá tratar o tema “Igualdade e Direitos de Cidadania: da emergência de seu surgimento às violações e supressões”. O seminário contará com as exposições da professora doutora Silvana Winckler (Unochapecó) e do professor doutor Clóvis Gorzciesvisk (Unisc), além de mediação da professora doutora Elenise Felzke Schonardie (Unijuí).

A segunda mesa temática, realizada neste mesmo dia, às 14h, terá como tema “Entre exclusões e inclusões nas cidades: como cumprir as metas do ODS 11 da Agenda 2030” e  contará com a participação dos professores doutores Luiz Ernani Bonesso de Araújo (UFSM), Márcia R. Bertoldi (Ufpel) e Francielle Benini Agne Tybusch (UNF). A mediação será novamente realizada pela professora Elenise Felzke Schonardie, juntamente com o professor doutor Ivo Canabarro, também da Unijuí.

Encerrando a programação do evento, no dia 24 de setembro, o terceiro e último eixo temático do Seminário abordará o assunto “Cidade Educadora e Inclusiva: a busca pela concretização dos direitos de cidadania”. Os participantes desta mesa serão os professores doutores Helena Coppeti Callai (Unijuí), Daniela Gomes (Imed) e Ironita P. Machado (UPF). Os mediadores serão os professores doutores Gilmar A. Bedin e Ênio da Silva, ambos da Unijuí.

Por Amanda Calegaro Thiel, estagiária na Assessoria de Marketing da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.