Conferências abrem Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia - Unijuí

Conferências abrem Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia

Teve início nesta quarta-feira, 17 de novembro, o IX Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia: a crise democrática e seus desafios, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí. O evento acontece até a próxima sexta-feira, dia 19 de novembro, com transmissão pelo canal do PPG em Direito no Youtube.

O objetivo do seminário, que ocorre em paralelo com a IX Mostra de Trabalhos Científicos, é democratizar a reflexão e ampliar a divulgação das pesquisas dedicadas ao tema, estabelecendo espaços de debate capazes de refletir sobre os avanços e os limites da afirmação democrática dos direitos humanos.

“O cenário da pandemia tem suscitado diversas questões que são responsáveis por tencionar, a todo momento, conceitos jurídico-políticos que, até então, eram inquestionáveis, incluindo a democracia e os direitos humanos. Não raramente nos deparamos com discursos de descrédito com a ciência e teorias da conspiração. Discursos que são potencializados por conta da vivência em uma sociedade conectada em rede e afetada por fenômenos como as fake news”, comentou o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direitos Humanos da Unijuí, professor Maiquel  Ângelo Dezordi Wermuth, na abertura do evento, lembrando que o seminário será um local privilegiado de discussão de um novo projeto civilizatório, comprometido com a efetivação dos direitos humanos e da democracia.

De acordo com o professor, o evento reunirá participantes do Brasil e de outros países, e contará com a apresentação de mais de 100 trabalhos.

Neste primeiro dia, o seminário contou com duas conferências: “Voltando aos clássicos: o que a história da retórica pode nos ensinar sobre democracia?”, coordenada pela professora doutora da Universidade de Brasília - UnB, Claudia Rosane Roesler; e “Democracia y constitucionalismo en el siglo XXI”, com o professor doutor Alfonso de Julios-Campuzano, da Universidade de Sevilha, na Espanha.

Para conferir a programação completa, acesse unijui.edu.br/eventos.