Projeto de Extensão organiza novas sessões de cinema mediadas por pesquisadores, diretores e atores - Unijuí

Foi com o intuito de fazer com que o conhecimento sobre Direitos Humanos fosse compartilhado através da linguagem cinematográfica que nasceu o Projeto de Extensão Cinema e Direitos Humanos da Unijuí. Orientado pelo professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, o projeto é vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí.

De acordo com o professor, em 2021, apesar das limitações impostas pela pandemia de covid-19, as sessões aconteceram, em seu maior número, de forma online, pelo Google Meet. Dentre os filmes e documentários apresentados estão Inabitável, Minha Fortaleza: Os filhos de fulano, Sob a Luz do Entardecer, Contratempo, Nosotras también estuvimos e Dudú e o lápis cor de pele.

No final do ano passado, houve a publicação do livro “Cinema e Direitos Humanos na sala de aula: um manual prático”, em formato digital e físico. Os livros físicos foram distribuídos às escolas municipais de Ijuí, como apoio às atividades envolvendo exibição de filmes.

Em 2022, o projeto já começa a realizar sessões de cinema, sendo que a primeira atividade aconteceu no dia 16 de fevereiro, com professores e a equipe diretiva da Escola Municipal Infantil Independência. Na oportunidade, foi exibido o filme “Imagine uma menina com cabelos de Brasil”.

Além disso, no dia 24 de março, o projeto exibiu o documentário “Mãos que curam: o benzimento em Ijuí”, com mediação da pesquisadora Patrícia Franco. A sessão aconteceu junto ao auditório do Museu Antropológico Diretor Pestana e reuniu estudantes de mestrado e doutorado em Direito da Unijuí, incluindo estudantes do Minter Unijuí-Unesc.

“A ideia é seguir realizando as exibições de filmes sobre temáticas relacionadas aos Direitos Humanos, mediadas por professores, pesquisadores, diretores, atores e atrizes. Por exemplo, no mês de abril, exibiremos um filme dirigido pela cineasta equatoriana e estudante vinculada ao Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, Carla Larrea Sánchez, intitulado ‘Por Magda’”, adianta o professor Maiquel.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí