Projeto de Extensão prepara-se para pesquisa social e oficinas em escolas - Unijuí

Projeto de Extensão prepara-se para pesquisa social e oficinas em escolas

O Projeto de Extensão Regularização Fundiária Urbana: direito social à moradia digna, da Unijuí, tem como objetivo criar espaços de informação e de resolução de conflitos fundiários urbanos existentes em Ijuí. A iniciativa é baseada na reflexão e na socialização de informações sobre temas relacionados ao direito à moradia digna e ao meio ambiente equilibrado.

Para 2022, o Projeto de Extensão vai realizar a coleta de dados de todos os moradores que residem próximos à linha férrea que cruza o perímetro urbano de Ijuí, com o intuito de criar políticas públicas habitacionais que possam contemplar os moradores que tiverem de deixar suas residências.

“A expectativa é grande para que possamos realizar a pesquisa social junto aos bairros de Ijuí que possuem moradores próximos à malha ferroviária. Em parceria com a Secretaria Municipal de Habitação, faremos o levantamento do número de moradores nestas condições, na tentativa de construir, em conjunto com o poder público, uma política pública habitacional,” comenta a coordenadora do projeto, professora Patrícia Borges Moura.

Além desta pesquisa, o Projeto também realizará oficinas em escolas de Ensino Médio, em Ijuí e na região, explicando e debatendo sobre a temática Direitos Humanos e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), documentados na Agenda 2030 da ONU.

Em razão da pandemia, o Projeto de Extensão teve sua pesquisa de campo e o contato com a comunidade prejudicados nos dois últimos anos. “Apesar disso, auxiliamos no cadastro de pessoas que estariam aptas a receber o auxílio emergencial e fizemos ações conjuntas com o Projeto Cidadania para Todos no Parque da Pedreira”, salienta a docente.

Patrícia convida os acadêmicos a conhecerem os benefícios de ser um voluntário e auxiliar no desenvolvimento das atividades. “A extensão universitária proporciona a formação de acadêmicos com olhar sensibilizado e crítico, oportunizando experiências exteriores à teoria apresentada em sala de aula, permitindo que eles ampliem horizontes”, afirma.

De acordo com a professora, participar de um Projeto de Extensão auxilia na formação de profissionais preocupados com a realidade social em que o conhecimento será utilizado para superação das desigualdades e transformação da vida em sociedade.

Conheça este e outros Projetos de Extensão da Unijuí através do link

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí