Turma do mestrado de 2020 produz livro sobre Direitos Humanos e Pós-Humanismo - Unijuí

Turma do mestrado de 2020 produz livro sobre Direitos Humanos e Pós-Humanismo

Durante o primeiro bimestre do ano de 2020, estudantes da disciplina “Teoria Crítica dos Direitos Humanos” desenvolveram pesquisas acerca dos Direitos Humanos e do Pós-Humanismo. O componente foi ministrado pelo professor doutor Doglas Cesar Lucas, no âmbito do curso de Mestrado, vinculado ao Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí. Desse modo, a obra “Direitos Humanos e Pós-Humanismo: o futuro entre corpos, máquinas e tecnologia” é resultado das investigações realizadas pelos estudantes Adrieli Aquino, Andrea Monroy, Angélica da Silva, Bárbara Saikoski, Cesar Beck, Eliane da Silva, Emanuele Mori, Erikson Marquez, Ionathan Junges, Jaqueline Griebler, Laura Marcht, Matheus Schwede, Rafael Zimmermann, Schirley Paplowski, Tatiana Pires e Vítor de Souza. A organização do livro foi realizada por Cesar Beck, Doglas Lucas, Jaqueline Griebler, Laura Marcht e Vítor de Souza.

Fato é que as mudanças tecnológicas das últimas décadas estão modificando a relação do corpo com a sua natureza e sua biografia, reelaborando conexões potentes e inesperadas que a indissociabilidade entre homem-máquina pode se tornar, num futuro muito próximo, uma possibilidade tão evidente que o próprio conceito de humano necessite ser revisitado. Se as turbulências que envolvem o corpo psíquico e o corpo somático já eram dinâmicas e complexas, pode-se imaginar o emaranhado de novos desafios, narrativas e manifestações diante da indiscernibilidade entre humanos e máquinas, entre cérebro orgânico e inteligência artificial, entre corpo biológico melhorado ou complementado tecnologicamente. É dessas questões que o presente livro se ocupa, sobre o próprio conceito de humano e seus direitos numa sociedade denominada como pós-humanista.

De acordo com o professor Doglas Cesar Lucas, o assunto é novo e ainda pouco explorado nos estudos jurídicos brasileiros, o que enaltece o esforço dos autores e a qualidade dos trabalhos. “O ano de 2020, como todos sabemos, foi muito difícil e será, com certeza, um marco paradigmático para se pensar o mundo, as instituições e as diferentes formas de interação e subjetividade humanas.” O livro é fruto de investigações de jovens pesquisadores que, mesmo em um cenário pandêmico, buscaram refletir sobre o futuro do globo – bem como as formas pelas quais se é possível responsabilizar com ele, o que ratifica sua relevância. Para adquirir aobra, basta acessar o seguinte link.