Ciclo de Debates abre com o tema “Imagens de controle e perversão do Direito” - Unijuí

Ciclo de Debates abre com o tema “Imagens de controle e perversão do Direito”

Teve início na tarde de sexta-feira, 13 de maio, o Ciclo de Debates sobre Gênero e Direitos Humanos, promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. O evento é o primeiro de uma série de três encontros que terão sequência no mês de junho.

A doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFRGS, Winnie Bueno, foi a responsável pela abertura, com a palestra  “Imagens de controle e perversão do Direito”. Conforme explicou, fazendo referência à professora de sociologia negra Patricia Hill Collins, imagens de controle são representações específicas de gênero para pessoas negras, que se articulam a partir de padrões estabelecidos no interior da cultura ocidental branca eurocêntrica. Logo, elas possuem o intuito de ditar a forma como a sociedade lerá essas mulheres negras e normatizar como elas devem se portar.

Durante a palestra, Winnie afirmou que o preconceito contra mulheres e negros ocorre ao mesmo tempo, fazendo com que não seja alterada a estrutura depreciadora. “Os sistemas de poder racista e sexista acontecem de forma simultânea e interconectada, para perpetuar padrões e assegurar que os dominadores fiquem no poder”, comentou.

Essa dominação é imposta, geralmente, por homens brancos, ditando ao longo da história o local ao qual uma mulher negra pertence. “As estruturas de poder têm papel significativo para moldar essas imagens de controle. Por exemplo, quando a gente olha o complexo opressor contra mulheres negras podemos citar a exploração no trabalho, a supressão de direitos e privilégios, ou ainda a manutenção de imagens de controle, que partem das ideologias sexistas e racistas”, completou.

O próximo debate do Ciclo ocorre no dia 3 de junho, às 14h. A convidada será a doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília, Valeska Zanello, que realizará a palestra “Dispositivo amoroso e casa dos homens: o que não nos contam sobre amor e gênero”.

No dia 10 de junho, também às 14h, ocorre o último debate, intitulado “As normas de gênero do direito brasileiro”, com a doutora em Direito, Política e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e em Psicologia, Grazielly Alessandra Baggenstoss.

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí