Últimos dias para submissão de trabalhos no X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia - Unijuí

Últimos dias para submissão de trabalhos no X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia

Entre os dias 8 e 11 de novembro, o Centro de Eventos da Unijuí será palco do X Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia: Desafios no Contexto Pós-Pandêmico, que abrange também a X Mostra de Trabalhos Científicos e o V Encontro de Egressos. Os eventos buscam socializar pesquisas dedicadas ao tema, por meio de debates que visam refletir sobre os avanços e limites da afirmação democrática dos direitos humanos. 

O Seminário é promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, que realizará a transmissão do evento em seu canal do YouTube. O prazo para submissão de trabalhos encerra-se na próxima semana, no dia 24 de outubro. As inscrições devem ser feitas no site unijui.edu.br/eventos

A cerimônia de abertura do evento está marcada para o dia 8 de novembro, às 19h30. Em seguida, o professor Fernando Estenssoro, da Universidade de Santiago do Chile, ministrará uma palestra sobre “Geopolítica e Direitos Humanos em um Mundo em Turbulência”'.

No dia 9 de novembro, às 14h, iniciam as apresentações de trabalhos inscritos. Na sequência, às 16h, ocorre o painel “Racismo e Direitos Humanos”, com a docente da Universidad Cooperativa de Colômbia, Andrea Casanova; a advogada e diretora-presidente do Instituto Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Maria Carolina Monteiro; a advogada criminalista, Eduarda Garcia; a advogada e presidente da Comissão Especial da Igualdade Racial da OAB de Ijuí, Denise Pedroso; e o doutorando do PPGD e delegado de Polícia, Fernando Sodré. 

Pela noite, a partir das 19h30, acontece a conferência “As Interfaces das Cidades com as Imagens: a questão dos direitos sociais”, com a professora Zélia Luiza Pierdoná, da Universidade Presbiteriana Mackenzie, de São Paulo.

No dia seguinte, 10 de novembro, a partir das 14h, reiniciam as exposições de trabalhos científicos e às 16h ocorre o V Encontro de Egressos do PPGD da Unijuí. Às 19h30, acontece a conferência “Política Criminal e Sistema de Justiça no Brasil: desafios e retrocessos”, com o professor Marcus Alan de Melo Gomes, da Universidade Federal do Pará. Às 20h45, a professora Pamela Eugenia Figueroa Rubio, da Universidade de Santiago do Chile, finaliza o evento falando sobre “Gobernabilidad Democrática y Seguridad”.

A tarde do dia 11 de novembro também inicia com uma sessão de apresentações de trabalhos científicos, seguida do painel “Direitos Humanos, Saúde e Migrações”, que conta com duas painelistas: as professoras Cristiane Feldmann Dutra, da Unilasalle, e Patrícia Gorisch, da Unisanta. A partir das 19h30, acontece a fala do professor Antonio Carlos Wolkmer, da Universidade do Extremo Sul Catarinense, sobre “Direitos Humanos e Teoria Crítica na América Latina”. A programação finaliza abordando o tema “Violencia y Política en América Latina”, com o professor Igor Goicovic Donoso, da Universidade de Santiago do Chile. 

Gabriel R. Jaskulski, acadêmico de Jornalismo da Unijuí


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.