PPGD promove Seminário de Autoavaliação - Unijuí

PPGD promove Seminário de Autoavaliação

Com o objetivo de aprimorar o sistema de monitoramento de indicadores de desempenho dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos, foi realizado nesta sexta-feira, 21 de outubro, o Seminário de Autoavaliação do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unijuí. O evento ocorreu no auditório do PPGD e contou com a participação dos professores, mestrandos e doutorandos do Programa; e discentes das turmas 2019 e 2020 do curso de Doutorado.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito, professor doutor Maiquel Dezordi Wermuth, foi um dia repleto de atividades voltadas à análise interna dos indicadores, considerando os resultados da avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) entre 2017 e 2020 e a metade da quadrienal, do período entre 2021 e 2024.“O Seminário foi pensado também como um momento de retomada da presencialidade, por meio do encontro dos professores e estudantes do programa para que a gente possa se autoavaliar. É o Programa olhando para si e vendo aquilo que ainda pode ser aprimorado em termos de pesquisa, ensino, formação, impacto na sociedade e internacionalização”, explicou o coordenador.

Os participantes foram recebidos com um café da manhã, antecedendo a abertura do Seminário, que contou com a participação do vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, Fernando Jaime González, que destacou a importância do evento. “O processo de avaliação da Capes é uma oportunidade para termos um olhar externo sobre as nossas atividades. Neste sentido, o Seminário é uma ótima iniciativa para projetarmos os próximos dois anos onde poderemos corrigir aspectos que podem ser melhorados e fortalecer nossos pontos fortes. O aprimoramento é fundamental para o funcionamento da Universidade”, frisou.

Na sequência foram apresentados os resultados da Avaliação Quadrienal 2017-2020 do PPGH da Unijuí e, encerrando a programação da manhã, ocorreu a participação da professora doutora Erica Babini Lapa do Amaral Machado, que trouxe o case do Processo de Avaliação Quadrienal 2017-2020 do PPGD da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). À tarde, foi realizada a dinâmica de grupo com o tema “Qual o meu papel no processo de avaliação do PPGD Unijuí?”. Após, aconteceu o Encontro de Doutorandos do Programa das turmas 2019 e 2020 e a apresentação das atividades do Núcleo de Egressos. Finalizando o Seminário, foi feita a fixação das metas estipuladas para os dois últimos anos da quadrienal em andamento.