Mestrado em Direitos Humanos promove troca de experiências entre estudantes e profissionais - Unijuí

Na última sexta-feira, 28 de outubro, a disciplina Sistema de Justiça e suas Instituições, do Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí, recebeu convidados com o objetivo de conectar a teoria trabalhada em sala de aula com vivências práticas dos profissionais do sistema de justiça. O componente é ministrado pela professora pós-doutora Rosane Teresinha Carvalho Porto e mediado pelas suas orientandas, as estudantes Juliana Tietböhl e Juliana Goulart.

Pela manhã, o doutor Fabio Duarte Fernandes, desembargador do Tribunal de Justiça Militar, explanou sobre os limites e possibilidades da Justiça Restaurativa na Justiça Militar, oferecendo ainda um panorama histórico da implantação da Justiça Militar no Brasil. O desembargador, que é militar de carreira, ressaltou a importância da formação humanística para os militares, ressaltando que o papel das polícias é de proteção da democracia.

Pela parte da tarde, houve a participação da juíza militar, doutora Viviane de Freitas Pereira, que falou sobre as possibilidades e perspectivas da Justiça Restaurativa no âmbito da Justiça Militar, discorrendo sobre projeto de Justiça Restaurativa por ela conduzido dentro da Justiça Castrense do Estado.

Por fim, a Ministra do Superior Tribunal Militar, doutora Maria Elizabeth Guimarães Teixeira Rocha, expôs a inserção das mulheres na magistratura, abordando a dificuldade de ocupação feminina de postos de maior poder, especialmente dentro da Justiça Militar.

A aula ainda contou com a discussão de duas obras com temática de resolução de conflitos e Justiça Restaurativa. Os livros tratados nos seminários foram “El mapeo del conflicto e Segurança e Cuidado: Justiça Restaurativa e sociedades saudáveis, cujos autores são Raúl Calvo Soler e Elizabeth M. Elliott, apresentados pelas mestrandas Juliana Tozzi Tietböhl e Juliana Mayer Goulart, respectivamente.