Lançamento coletivo de livros do PPGD apresenta obras de professores, estudantes e egressos - Unijuí

Dentro da programação do X Seminário Internacional de Direitos Humanos e Democracia: Desafios no Contexto Pós-Pandêmico, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, realizou-se na noite de quarta-feira, 9 de novembro, juntamente com a Editora Unijuí, o lançamento coletivo de livros de professores, estudantes e egressos dos cursos de mestrado e doutorado.

Além dos autores e colaboradores das obras, o lançamento contou com a presença de outros nomes, como o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão e editor-chefe da Editora Unijuí, professor doutor Fernando Jaime González; o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu – Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí, professor doutor Maiquel A. Dezordi Wermuth; e a diretora administrativa da Editora Unijuí, professora mestra Márcia Almeida.

O lançamento evidencia a concretização do objetivo de pesquisa dos cursos de Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí: a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação no Direito e em áreas afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização, crítica, proteção e efetivação dos direitos humanos na sociedade complexa. “Esse momento foi pensado para a divulgação da produção científica do nosso Programa, nesse formato tradicional que é o livro", destaca o professor doutor Maiquel Wermuth.

As obras que foram apresentadas estão disponíveis para serem acessadas no site editoraunijui.com.br. São elas:

“Reset – Novas Fronteiras entre Direito e Tecnologia no Século 21”, de Cesar Beck.

“Direitos Humanos e Pós-Humanismo: o futuro entre corpos, máquinas e tecnologia”, de Cesar Beck, Doglas Cesar Lucas, Jaqueline Beatriz Griebler, Laura Mallmann Marcht e Vitor Kinalski de Souza.

“A Cultura Fotográfica no Sul do Brasil”, de Ivo dos Santos Canabarro.

“Notas Preliminares de Teoria da História: questões contemporâneas do ofício do historiador”, de Ivo dos Santos Canabarro e Wellington Rafael Balém.

“Os Descaminhos da Igualdade: direito às cidades, desigualdades e inclusão social”, de Elenise Felzke Schonardie e Gilmar Antonio Bedin

“Saúde, Gênero e Inclusão Social dos Migrantes: propostas de diálogos ao encontro dos Direitos Humanos”. Volume II, de Janaína Machado Sturza e Gabrielle Scola Dutra.

“Direitos Humanos e Políticas Públicas: caminhos e descaminhos na busca pelos direitos fundamentais sociais”, de Janaína Machado Sturza, Rosane T. Carvalho Porto e Tania R. da Silva Rieckziegel.

“Saúde, Gênero e Inclusão Social dos Migrantes: propostas de diálogos ao encontro dos Direitos Humanos”. Volume III, de Janaína Machado Sturza e Sandra Regina Martini.

“Dimensões do Poder e Império: legitimação de violências biopolíticas no século XXI”, de Mariana Chini.

“Monitoração Eletrônica de Pessoas: a experiência do Rio Grande do Sul”, de Maiquel A. Dezordi Wermuth e Emanuele Dallabrida Mori.

“Direitos Reprodutivos e Esterilização de Mulheres: a Lei do Planejamento Familiar 25 anos depois'', de Joice Graciele Nielsson.

“O Princípio da Dignidade Humana para uma nova compreensão do Direito do Trabalho”, de José Orlando Schäfer.

“Educação para o Trânsito nos Diferentes Contextos”, de Elmir Jorge Schneider.