Professores do PPGD da Unijuí realizam missão de estudos em universidades europeias - Unijuí

Professores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, integrantes do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos, iniciaram, na última quarta-feira, uma missão de estudos em universidades europeias, com retorno previsto para o dia 5 de abril. As atividades acontecerão na Università degli Studi 'G. d'Annunzio' Chieti, em Pescara, na Itália; na Sapienza Università di Roma, na Itália; na Universidade de Coimbra, em Portugal; e na Universidade de Lisboa, em Portugal.

A primeira atividade aconteceu nesta quinta-feira, 23, na Universidade degli Studi G. d'Annunzio Chietti-Pescara: o Seminário Docente "Direitos Humanos em Perspectiva: diálogo entre Brasil e Itália (Diritti Umani in Prospecttiva: diálogo tra Brasile e Italia). A mediação do evento foi feita pela professora brasileira Sandra Regina Martini e pelos professores italianos Stefano Civitarese e Francesco Bilancia.

No contexto da missão de estudos Pescara-Roma-Lisboa-Coimbra (Itália-Portugal), o seminário ocorreu no âmbito do processo de internacionalização do PPGD. Participaram do evento professores-pesquisadores brasileiros e italianos, produzindo discussões a respeito das pesquisas que estão em desenvolvimento.

Os professores da Unijuí também tiveram a oportunidade de apresentar suas pesquisas, começando pela professora Janaína Machado Sturza, que proferiu sua fala sobre o Direito Humano e o acesso à saúde pelos imigrantes no Brasil. A professora Joice Graciele Nielsson dialogou a respeito da violência de gênero e o feminicídio no Brasil. O professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do PPGD, discutiu sobre o Direito Humano e a gestão da pobreza pelas políticas de polícia no Brasil. Já a professora Rosane Carvalho Porto falou sobre a mediação sanitária no contexto do trabalho.

Nesta sexta-feira, 24, ocorreu o Seminário Discente, com mediação dos professores italianos Carlo Alberto Ciaralli, Fábio Masci e Vanessa Russo. Participaram do evento os doutorandos do PPGD da Unijuí, discutindo a respeito das pesquisas que estão em desenvolvendo com seus professores orientadores.

Na oportunidade, os doutorandos puderam apresentar suas pesquisas: o doutorando Ezequiel Cruz de Souza, orientado pelo professor Matheus Fornasier e co-orientado pela professora Rosane Porto, falou sobre sua pesquisa a respeito do impacto da nova tecnologia de Inteligência Artificial nas transformações do trabalho dos advogados.

A doutoranda Gabrielle Scola Dutra, orientada pela professora Janaína Machado Sturza, dialogou a respeito do direito à saúde e a transmigração sob a perspectiva da Metateoria do Direito Fraterno. E a doutoranda Paula Fabíola Cigana, orientada pela professora Janaína Machado Sturza, discutiu sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) e os ofícios da cidadania brasileira: avanços e perspectivas à tutela da vida civil das pessoas trans.