PPG em Direito da Unijuí celebra convênios em Portugal - Unijuí

PPG em Direito da Unijuí celebra convênios em Portugal

Professores e doutorandos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, integrantes do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos,  estão realizando uma missão de estudos em universidades europeias. A agenda de atividades iniciou no dia 22 de março e segue até o dia 5 de abril.

Na terça-feira, dia 28 de março, os professores e os doutorandos realizaram uma  visita ao Movimento Europeu Itália - Consiglio Italiano del Movimento Europeo (Cime), onde foram recebidos pelo professor Giuseppe Bronzini. A visita teve o objetivo de consolidar o processo de internacionalização do PPGD a partir da perfectibilização de um acordo de cooperação acadêmica entre o Movimento Europeu Itália e a Unijuí. Além disso, também foi feita a socialização de pesquisas desenvolvidas.

No dia 29 de março, a missão de estudos Itália-Portugal seguiu com os professores e doutorandos para o Vaticano. Tendo como cenário a Piazza San Pietro, onde foi realizada a Udienza Generale di Sua Santità Francesco (audiência geral com o Papa Francisco), o grupo da Unijuí foi saudado pelo Papa Francisco durante a missa rezada no Vaticano. “Uma saudação aos peregrinos lusófonos, nomeadamente aos professores brasileiros de Direitos Humanos”, disse o pontífice.

Já nesta quinta-feira, dia 30 de março, as atividades ocorreram em Portugal. Iniciando os compromissos, os professores estiveram junto a Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, onde foi celebrado um convênio com o Núcleo de Estudos Luso-Brasileiros (Nelb). "A ideia é que esse convênio sirva como um espaço de acolhida e circulação de estudantes do Brasil e de Portugal, tanto na Universidade de Lisboa quanto na Unijuí. Neste sentido, abre-se também espaços para publicações em revistas e participações em eventos", explicou o coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, professor doutor Maiquel Dezordi Wermuth.

À tarde, a agenda ocorreu na cidade de Coimbra. A comitiva esteve em contato com o diretor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Jonatas Machado, e com a vice-diretora da Universidade, Sandra Passinhas, para alinhar um convênio entre o PPGD da Unijuí e a Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. "Iremos firmar este convênio com o mesmo escopo, visando um espaço de produção acadêmica e de circulação de docentes e discentes", frisou.

Nesta sexta-feira, 31 de março, o grupo segue com atividades em Coimbra, onde participa junto à Escola Superior de Enfermagem, de um workshop com foco em metodologias de pesquisa-ação na área da saúde, com conferências e atividades imersivas. "A ideia é que possamos aprender com pesquisadores da saúde, metodologias que têm sido utilizadas nesta área para a realização de pesquisas com pessoas", explicou.