Iniciadas as atividades do Mestrado em Direitos Humanos em Vilhena - RO, por meio do Projeto de Cooperação Interinstitucional Unijuí-Favoo - Unijuí

Nesta terça-feira, 18 de abril, tiveram início as atividades do curso de Mestrado em Direitos Humanos da Unijuí em Vilhena, Rondônia, na sede da instituição conveniada, a Faculdade FAVOO (Coop.), por meio do Projeto de Cooperação Interinstitucional (PCI). O evento contou com a apresentação da dinâmica de funcionamento do curso e aspectos regimentais do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD), pelo seu coordenador geral, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, e pelos coordenadores das Linhas de Pesquisa, professores doutores Daniel Rubens Cenci e Joice Graciele Nielsson. Na oportunidade, a turma de mestrandos, composta por 23 estudantes, pôde tirar dúvidas sobre a dinâmica de funcionamento do curso, cujas aulas iniciam nesta semana.

A FAVOO (Coop.) tem origem na extinta faculdade Avec, que foi fundada há mais de três décadas e era mantida pela Rede Gonzaga de Ensino Superior - Reges, até dezembro de 2021, quando foi transferida sua mantença para a Cooperativa de Ensino de Vilhena – Coopevi. A faculdade Avec foi a primeira instituição de ensino superior privado da região. A Cooperativa Educacional de Vilhena foi fundada em julho do ano de 2006 e tem por objetivo oferecer uma educação de qualidade comprometida com o desenvolvimento da comunidade local.

“No referido contexto, o PCI estabelecido com a Unijuí é importante como continuidade deste esforço em prol da qualidade e excelência como marca da FAVOO (Coop.), oferecendo à população regional o pleno desenvolvimento profissional e acadêmico, criando oportunidades para melhorar ou suprir áreas de qualificação carentes na região Norte do país. Esta região tem sido alvo de atenção prioritária pela coordenação da área de Direito na Capes, visto que estudos demonstram que a Amazônia Legal, região em que se situa Rondônia, é economicamente periférica e as desigualdades no campo científico e tecnológico, comparadas a outras regiões, é significativa”, explicou o professor Maiquel.

É nesse sentido que as atividades do PPGD, no âmbito do PCI firmado com a FAVOO (Coop.), darão continuidade aos princípios históricos e fundantes do Programa, que têm como objetivo a geração e a consolidação da pesquisa e da produção científica, por meio da formação de pesquisadores, de docentes e de outros profissionais qualificados para atuação na área do direito e afins, tendo como referência metodológica a interdisciplinaridade e como temática fundamental a questão do reconhecimento, institucionalização e proteção dos direitos humanos. Além disso, o Programa pretende intervir na realidade por meio da reflexão crítica e da busca de alternativas que possam contribuir para a maior consciência da centralidade dos direitos humanos para as sociedades democráticas e para sua maior eficácia no interior dos Estados e na sociedade internacional.

“Desse modo, o PCI firmado entre a Unijuí e a FAVOO (Coop.) se justifica diante do potencial formativo e interativo da instituição receptora, que em curto período produziu avanços em sua região de abrangência, mas ainda com elevada carência na fixação de recursos humanos qualificados para docência na educação superior. Esta carência na formação de quadros titulados tem dificultado tanto a criação de novos cursos em Instituições, inclusive públicas, tanto no âmbito da graduação quanto da pós-graduação. Além disso, a escassez de mestres causa significativo impacto na qualidade do ensino ofertado no município e na região”, reforçou o professor, lembrando, ainda, da importância dos Programas de Pós-Graduação consolidados em desenvolver ações de solidariedade e nucleação, que viabilizem a formação de mestres e/ou doutores em lugares que não possuam programas similares de formação. Este projeto deverá contribuir para a qualificação de recursos humanos, de modo a fortalecer o desenvolvimento regional pela produção de conhecimento qualificado.

O curso de Mestrado oferecido por meio do PCI Unijuí-Favoo (Coop.) está organizado conforme as duas de Linhas de Pesquisa: Fundamentos e concretização dos Direitos Humanos e Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento. As disciplinas do curso são realizadas em Vilhena/RO, presencialmente, sendo ofertada uma disciplina de cada linha de pesquisa do Programa na sede da Unijuí, assim como o Seminário de Dissertação e as bancas de defesa (ou seja, o curso possui atividades desenvolvidas na instituição promotora). Os estudantes foram selecionados mediante processo seletivo público, via edital específico.