Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos da Unijuí realiza reunião internacional - Unijuí

Nesta quarta-feira, 18 de maio, o Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí realizou uma reunião internacional com o Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro da Universidade de Lisboa, visando identificar as sinergias entre as pesquisas desenvolvidas pelos grupos, bem como promover a conexão entre os pesquisadores de ambas universidades.

A atividade foi coordenada pela professora doutora Janaína Machado Sturza, que mencionou a importância do encontro entre os grupos de pesquisa, enfatizando as trocas de conhecimento entre os pesquisadores. Na oportunidade, os doutorandos e mestrandos da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa - Camila Franco Henriques, Esperança Gonçalves Liberal Correia, Adriana Lília Andrade, Nilson de Souza Filho e Thaianne Sousa Santana, apresentaram o objeto de suas pesquisas promovidas no âmbito do Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro.

Representando a Unijuí, estiveram os professores doutores Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Joice Graciele Nielsson, Rosane Terezinha Carvalho Porto e Mateus de Oliveira Fornasier, que explanaram sobre as pesquisas que estão sendo desenvolvidas no âmbito do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos do PPGD, como, por exemplo, o Projeto PROCAD/CAPES – Edital nº 16/2020 – “Rede de Cooperação Acadêmica e de Pesquisa: Eficiência, Efetividade e Economicidade nas Políticas de Segurança Pública com utilização de Monitoração Eletrônica e Integração de Bancos de Dados”; e o Projeto de PDPG/CAPES – Edital nº37/2022 – “Pessoas com Deficiência no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: a ética da alteridade na construção de políticas públicas de inclusão”.

Por fim, os professores e estudantes do Grupo de Pesquisa Biopolítica e Direitos Humanos do PPG em Direito da Unijuí e do Núcleo de Estudo Luso-Brasileiro, da Universidade de Lisboa, enfatizaram a importância de realização de outros encontros, visando ampliar as trocas de experiências em suas pesquisas e auxiliar na disseminação do conhecimento.