Linha de Pesquisa do PPGD promove seminário e debate os desafios na América Latina - Unijuí

Na manhã da última terça-feira, 23 de maio, foi realizado o seminário da Linha de Pesquisa 2 - Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento, do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí. O evento teve como tema “Desenvolvimento, sustentabilidade, democracia e justiça social: desafios atuais na América Latina”.

Realizado de forma online, o seminário contou com a participação de aproximadamente 40 professores, mestrandos e doutorandos vinculados à linha de pesquisa que é coordenada pelo professor Daniel Rubens Cenci.

O evento teve como objetivos mobilizar os pesquisadores e socializar projetos e pesquisas coordenados pelos professores, a fim de  fortalecer o foco das pesquisas e produções acadêmicas no âmbito da linha, gerando identidade entre os estudantes antigos e recém-chegados no programa.

A programação contou com a apresentação dos projetos aprovados que contarão com apoio financeiro para os anos 2023 e 2024. São eles:

- “Primeiro Seminário Internacional da Rede de Observatórios Latino-Americanos pela Efetivação da Agenda 2030, sob a coordenação da professora Anna Paula Zeifert que será realizado nos dias 14 e 15 de junho de 2023, na modalidade virtual;

- Projeto Recém-Doutor da professora Anna Paula Zeifert, com o tema “Determinantes multidimensionais da pobreza e da fome no Brasil e na Argentina: estudo comparado sobre o alcance dos programas de desenvolvimento e assistência social na superação das situações de vulnerabilidades pertencente ao Edital FAPERGS 14/2022 - auxílio recém-doutor ou recém-contratado – ard/arc;

- Projeto coordenado pela professora Elenise Felzke Schonardie tratando do tema “Direito à moradia, neoliberalismo e vulnerabilidade: a violação de direitos humanos e as consequências ambientais no âmbito do PDPG, a vulnerabilidade social & direitos humanos.

Os projetos referidos cumprem com a articulação dos temas de pesquisa entre professores e alunos, além de oferecer bolsas de pesquisa, espaços de articulação com temas nacionais e internacionais, fortalecendo a temática do seminário, que coincide com os propósitos da Linha de pesquisa e do PPGD.

Como ponto de fechamento do seminário, cada um dos professores pôde fortalecer os temas de orientação de dissertações e teses, além der fortalecer os pesquisadores a envolverem-se nas temáticas extremamente atuais e contundentes no atual contexto regional, latino-americano e global.