PPGD promove seminário sobre Fundamentos e concretização dos Direitos Humanos - Unijuí

PPGD promove seminário sobre Fundamentos e concretização dos Direitos Humanos

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí promoveu na tarde desta quarta-feira, 14 de junho, o “Seminário Temático Linha 1: fundamentos e concretização dos Direitos Humanos”. O evento foi realizado de forma híbrida, no Auditório do PPGD, no campus Ijuí e com transmissão online via Google Meet.

Iniciando a programação foi realizada a palestra sobre “Reconhecimento: novas abordagens em teoria crítica”, com o professor doutor Emil Albert Sobottka. O pesquisador de Ciências Sociais iniciou a sua fala abordando questões ligadas à sociedade feita pelos humanos. “Só faz sentido falarmos em teoria social se a gente concebe a sociedade como sendo feita por nós, seres humanos, a partir do que nós queremos. Isso é algo que temos com mais clareza neste período da modernidade. Ou seja, desde o momento em que o ser humano assumiu para si próprio a função de ser sujeito da história”, explicou.

O coordenador do PPGD, professor doutor Maiquel Dezordi Wermuth, destacou que o evento tem como intenção fazer com que todos sintam-se participantes de uma linha de pesquisa que dá sustentação ao Programa de Pós-Graduação. “A realização do evento tem por objetivo estabelecer um diálogo mais próximo entre os estudantes vinculados a nossa linha em nível de Mestrado e Doutorado, com os professores e projetos de pesquisa que estão sendo desenvolvidos pelos grupos de pesquisa, com o propósito de fazer com que haja maior coesão e aderência das pesquisas que vão ser desenvolvidas principalmente pelos estudantes que estão ingressando agora no PPGD”.

O seminário também contou com a apresentação dos projetos e grupos de pesquisa desenvolvidos no Programa de Pós-Graduação em Direito. Finalizando a programação, foram realizadas dinâmicas com os grupos Biopolítica e Direitos Humanos e Fundamentação Crítica dos Direitos Humanos.