Cursos de graduação e pós-graduação em Direito promovem painel com pesquisadoras do Brasil, Paraguai e Itália - Unijuí

Na noite desta quinta-feira, 4 de agosto, aconteceu no Salão de Atos da Unijuí a aula inaugural do curso de graduação em Direito e também do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí. O evento contou inicialmente com a apresentação musical do professor do curso de Direito, Joaquim Gatto, e do defensor público, André Girotto, antecedendo a abertura oficial e o painel da noite, Teorias Sociológicas e Inteligência Artificial.

Participando de sua primeira aula inaugural como coordenadora do curso de Direito do campus Ijuí, a professora Francieli Formentini destacou que o evento foi pensado com muito carinho pela equipe de professores, como forma de marcar este segundo semestre, que traz uma nova jornada, com novos desafios e aprendizados aos acadêmicos. “Retornamos com a discussão de uma importante temática, que é a Inteligência Artificial, que vem interferindo intensamente em nossas relações. E nós, como juristas, devemos refletir sobre ela, analisando seus reflexos e os impactos em nossas vidas”, disse.

Coordenador do PPGD, o professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth falou sobre a importância de se estar numa universidade de qualidade e relevância, preocupada em oferecer uma formação completa aos seus estudantes. “E essa formação passa pela internacionalização, algo que esteve evidenciado durante a noite. Para o painel, reunimos pesquisadoras do Brasil, da Itália e do Paraguai. Na Instituição, a internacionalização se efetiva por meio de acordos bilaterais onde se desenvolvem projetos conjuntos de pesquisas entre grupos de brasileiros e estrangeiros, e pela mobilidade de alunos e de docentes”, reforçou.

A internacionalização dos cursos de graduação e pós-graduação promove um maior impacto da pesquisa, maior produtividade dos pesquisadores, maior interação internacional dos estudantes, além do aumento no nível de inserção internacional dos docentes. Além disso, a internacionalização também impacta positivamente na ampliação do alcance do ensino e da pesquisa e na expansão da base de conhecimentos sobre os mais variados temas.

“Além de expandir nossa Pós-Graduação Stricto Sensu em território brasileiro, com duas turmas já consolidadas de Mestrado Interinstitucional (Minter), conquistadas graças ao reconhecimento que temos junto ao Ministério da Educação e à Capes, nosso PPGD também propicia a experiência da internacionalização, reforçando uma das marcas da Universidade. Nos últimos anos, temos trabalhado intensamente para que os nossos estudantes possam conhecer e vivenciar outros países. Isso, com certeza, contribui tanto para a formação pessoal quanto profissional dos nossos acadêmicos”, afirmou.

Para discutir o tema “Teorias sociológicas e Inteligência Artificial”, foram convidadas Vanessa Russo, PhD em Ciências Sociais: aplicações de teorias e intervenções e pesquisadora no Departamento de Ciências Jurídicas e Sociais da Università degli Studi 'G. d'Annunzio' Chieti de Pescara, na Itália; Silvia Beatriz Lopes Safi, doutora em Direito pela Universidade Pablo de Olavide de Sevilha, na Espanha, pesquisadora e professora de pós-graduação na American University; e Sandra Regina Martini, doutora em Evoluzione dei Sistemi Giuridici e Nuovi Diritti pela Università degli Studi di Lecce e pós-doutora em Direito pela Università di Roma. Como mediadora, atuou a professora da Unijuí, Janaina Sturz.