PPG em Direito promove V Seminário Discente - Unijuí

PPG em Direito promove V Seminário Discente

Ocorreu nesta quarta e quinta-feira, dias 23 e 24 de agosto, o V Seminário Discente promovido pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. As atividades foram realizadas de forma presencial no Centro de Eventos da Universidade e com transmissão ao vivo pelo canal do PPGD no Youtube.

Em sua fala na abertura, o coordenador PPG em Direito, professor doutor Maiquel Dezordi Wermuth, destacou que a edição foi organizada pelos doutorandos. “O evento tem por objetivo canalizar algumas demandas do programa com relação à temas que os estudantes gostariam de debater e aprofundar em um evento que foi pensado e estruturado por eles e para eles”.

Na sequência, o vice-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão, professor Fernando Jaime González, disse que a formação de mestres e doutores tem uma condição especial que é a centralidade do protagonismo estudantil. “Assumir a condição de mestrando e doutorando supõe também assumir uma forma muito especial de autoformação. O seminário, onde os estudantes dizem o que querem aprender, é um elemento fundamental para a formação, proporcionando uma autonomia intelectual diferenciada. A Unijuí tem muito orgulho de poder presenciar iniciativas como esta”, frisou.

Iniciando a programação, na quarta-feira, dia 23, ocorreu o painel com os doutorandos do PPGD da Unijuí, Fernando Sodré de Oliveira, Tania Regina Silva Reckziegel, Fernanda Analu Marcolla e Ezequiel Cruz. À noite, foi realizada a primeira parte do workshop de Pesquisa Empírica, com o doutor em Engenharia Biomédica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz, Aldo Pacheco Ferreira, com mediação da doutoranda do PPGD, Milena Cereser da Rosa.

Nesta quinta-feira, dia 24, no turno da manhã ocorreu a segunda parte do Workshop de Pesquisa Empírica, com o doutor Aldo Pacheco Ferreira e mediação da doutoranda do PPGD da Unijuí, Sabrina Stoll. À tarde, o seminário abordou a temática “Internacionalização da Pós-Graduação”, por meio de palestra com a doutora em Direito pela Università degli Studi di Lecce, Milena Petters Melo e mediação da doutoranda do PPGD, Gabriele Scola Dutra. Finalizando a quinta edição, ocorreu o lançamento de livros dos discentes.