Professores da Unijuí participam de missão acadêmica em Pernambuco - Unijuí

Professores da Unijuí participam de missão acadêmica em Pernambuco

Nos dias 28, 29 e 30 de agosto os (as) professores do Programa de Pós-Graduação em Direito da UNUJUÍ, Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Dra. Joice Nielsson, Dra. Janaina Machado Sturza e a doutoranda Fernanda Analú Marcolla, participaram de uma missão de atividades acadêmicas no Estado de Pernambuco.

A primeira programação do grupo, que aconteceu no dia 28 de agosto, foi um ciclo de palestras realizadas na Faculdade de Direito da Universidade Estadual de Pernambuco (FCAP), que possuía como abordagem os Desafios para o Sistema de Justiça Criminal e Direitos Humanos. Na oportunidade os palestrantes abordaram a “Saúde e sistema prisional no Brasil” com a Dra. Janaina Machado Sturza, a “Monitoração eletrônica e os desafios para o sistema brasileiro” com o Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, o “Estigma e monitoração eletrônica” com a doutoranda Fernanda Analú Marcolla, e “O protocolo para julgamento com perspectiva de gênero do CNJ e o enfrentamento a desigualdade de gênero no Brasil” com a Dra. Joice Nielsson, a mediação dos debates foi realizada pela professora da instituição Dra. Érica Babini Lapa do Amaral.

A missão da equipe da UNIJUÍ contou ainda com a participação na II Semana Dom Helder Camara de Direitos Humanos da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), na qual a professora e Dra. Joice Nielsson participou do Seminário Temático – Desafios para o Sistema de Justiça Criminal e Direitos Humanos, debatendo nos dias 28 e 29 de agosto, o “protocolo para julgamento com perspectiva de gênero do CNJ e o enfrentamento à desigualdade de gênero no Brasil.

Ainda no dia 28 de agosto, o professor Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth participou como membro externo da Banca de Defesa de Tese “Falsas memórias no reconhecimento de pessoas: quebra de cadeia de custódia e repercussão no processo penal” da doutoranda Raissa Braga na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP).

E para finalizar o cronograma das atividades pela equipe da UNIJUÍ, no dia 29 de agosto no período matutino, aconteceu na Universidade Católica de Pernambuco o lançamento do “Projeto Alteridade na Pós-Graduação”. Na oportunidade, o professor Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, no Rio Grande do Sul, realizou a abertura do evento e contou com a participação de professores e pesquisadores parceiros do referido projeto, Dra. Carolina Ferraz (UNICAP), Dr. Aldo Pacheco Ferreira (FIOCRUZ), Dr. Gustavo Noronha de Ávila (UNICESUMAR), Dr. Marcus Alan de Melo Gomes (UFPA) e da doutoranda Mirella Cavalcanti (UNICAP).

Segundo o professor Dr. Maiquel o “Projeto Alteridade” irá realizar o mapeamento e a avaliação da situação das PcD docentes e discentes no âmbito da Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito nas regiões Sul, Sudeste, Norte e Nordeste do Brasil, visando a identificação de assimetrias, dificuldades e sinergias que poderão subsidiar políticas públicas de inclusão deste público. “Projeto Alteridade” segue em execução por um período de três anos e suas atividades podem ser acompanhadas pela rede social do Instagram @pdpg.alteridade

Para finalizar a missão de atividades acadêmicas, no período vespertino do dia 29 de agosto, ainda na Universidade Católica de Pernambuco, aconteceu uma audiência pública com a apresentação do Projeto Alteridade para à sociedade civil. O evento foi presidido pelo professor Dr. Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth e contou com a participação da sociedade local e de alguns órgãos governamentais, o intuito da realização de trabalho foi a identificação de sinergias.