Professora do PPGD participa da 10ª edição da Semana Internacional da Universidad Blas Pascal na Argentina - Unijuí

A professora doutora Janaína Machado Sturza, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, participou da 10ª edição da Semana Internacional da Universidad Blas Pascal em Córdoba, na Argentina, que aconteceu entre os dias 4 e 8 de setembro.

A Semana Internacional da Universidad Blas Pascal é organizada pelo Centro de Relações Internacionais (CRI) da Universidade e tem como objetivo estreitar as relações interinstitucionais, contribuindo para a internacionalização enquanto um princípio formativo no desenvolvimento de estudantes e professores, promovendo o conhecimento, a formação integral e multicultural e a excelência acadêmica nos níveis de ensino, pesquisa e extensão. Durante esta semana, estiveram presentes professores de diferentes Instituições de Ensino Superior (IES) da América do Sul e América Central, os quais participaram intensamente de diversas atividades culturais e acadêmicas.

À professora Janaína coube apresentar o PPGD da Unijuí na abertura do evento, no dia 4 de setembro. Posteriormente, durante a semana, a docente participou das atividades organizadas pela “Sala de Derecho a la Salud” da UBP, coordenada pela professora doutora Cláudia Zalazar. Foram realizados workshops com diferentes abordagens vinculadas ao tema do Direito à Saúde, o qual é objeto das pesquisas da professora Janaína junto ao PPGD da Unijuí.

Para além destas atividades, Janaína participou da classe de Derecho constitucional y derechos humanos (Direito constitucional e direitos humanos), ministrada pelo professor doutor Hugo Zanatta, na qual palestrou sobre o “Direito constitucional e humano à saúde no Brasil”. Na sequência, a professora participou da conferência  La judicialización de la salud en Argentina y Brasil (A judicialização da saúde na Argentina e no Brasil), juntamente com os doutores Sebantian Sandoval Junyent  e Leonardo Perea.

Como encerramento das atividades da semana, destinadas à área das ciências sociais e jurídicas, aconteceu a conferência Derechos Humanos en Argentina: Desde el Juicio a las Juntas a los desafíos actuales (Direitos Humanos na Argentina: do julgamento das juntas aos desafios atuais). E para finalizar a Semana Internacional da Universidade Blas Pascal, aconteceu a Feira Internacional, na qual alunos intercambistas de diferentes partes do mundo apresentaram sua cultura.

A participação da professora Janaína nesta atividade representa uma ratificação ao convênio celebrado entre as duas instituições, através do Programa de Pós-Graduação em Direito, contribuindo para o processo de internacionalização do PPGD da Unijuí.