Professora e estudantes do PPGD realizam missão de estudos em Buenos Aires - Unijuí

Professora e estudantes do PPGD realizam missão de estudos em Buenos Aires

Nos dias 10 e 11 de outubro, a professora do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí, doutora Rosane Porto, realizou uma missão de estudos em Buenos Aires, na Argentina, no âmbito do seu projeto Auxílio ao Recém-Doutor (ARD) da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). O encontro teve por finalidade, em um primeiro momento, firmar um convênio de trabalho com a Universidade de La Zamora, mediante interlocução com o professor doutor Mario Gambacorta.

No segundo momento, realizou-se o Seminário Internacional de Políticas Públicas, Trabalho, Saúde e Direitos Humanos, na Universidade de Buenos Aires, oportunidade em que os doutorandos Élida Martins, Ezequiel Cruz e Tânia Regina Reckziegel, e a mestranda Juliana Tozzi Tietböhl, expuseram as pesquisas realizadas no âmbito do mestrado e doutorado do PPGD da Unijuí.

No dia do seminário, também ocorreu o lançamento da obra organizada pela professora Rosane Porto, intitulada “Políticas públicas de acesso à justiça, trabalho e saúde: diálogos necessários entre Brasil, Argentina e Itália”. A obra foi financiada pela Fapergs e está disponível para download gratuito no site, neste link.

Encerrando a programação, o grupo de pesquisadores, integrado também pela professora doutora Daniela Barcellos, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Direito da UFRJ, visitou a Corte de Justiça Laboral de Buenos Aires.