Últimos dias para se inscrever no Mestrado e Doutorado em Direitos Humanos da Unijuí - Unijuí

Na próxima segunda-feira, 20 de novembro, encerram-se as inscrições para o Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito da Unijuí. Para o primeiro semestre de 2024, são ofertadas 12 vagas para o doutorado e 22 para o mestrado. Interessados podem se inscrever em unijui.edu.br/ppgd.

Tendo como área de concentração os Direitos Humanos, o PPGD conta com duas linhas de pesquisa: Fundamentos e Concretização dos Direitos Humanos e Democracia, Direitos Humanos e Desenvolvimento. Entre os diferenciais do Programa, está a possibilidade de o aluno participar de projetos de pesquisa mediante o financiamento de instituições de pesquisa, como a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).

“Outro ponto que merece destaque diz respeito à possibilidade de os nossos estudantes aproveitarem os espaços criados por meio dos convênios internacionais. Somente neste ano, firmamos convênios com duas instituições italianas e duas portuguesas. Em março, realizamos intercâmbio para Itália e Portugal, e em julho para a Argentina. Nós temos investido muito na internacionalização por entender que ela aprimora a formação dos nossos alunos”, destacou o coordenador do PPGD, professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, lembrando que também há a possibilidade de circulação em âmbito nacional, por meio dos convênios que o programa mantém com outras instituições. “Isso se dá por meio de projetos de pesquisa que são financiados por instituições de fomento, e também através de convênios firmados com as universidades”, completou.

O PPGD entende, segundo o coordenador, que esse contato com instituições nacionais e internacionais, por meio de redes de pesquisa e de colaboração, favorece a concretização de pesquisas transdisciplinares, alicerçadas em parâmetros reflexivos mais amplos que podem, de fato, ajudar a identificar obstáculos e a construir soluções relevantes para que os direitos humanos se tornem mais efetivos.

“Sempre que realizamos a celebração de convênios, partimos da premissa de que o fortalecimento desses espaços de pesquisa, que são espaços democráticos, plurais e emancipadores, são fundamentais para a discussão das mais diversas temáticas que dizem respeito aos direitos humanos na contemporaneidade. São espaços fundamentais para a promoção e defesa desses direitos”, ressaltou o professor, destacando que os mestres e doutores formados pelo Programa são capazes de compreender a realidade na qual estão inseridos, enfrentando os desafios relacionados aos direitos humanos.

“Trabalhamos com um perfil de egresso que é um profissional de qualidade, um cidadão comprometido com a cultura democrática e preparado para realizar reflexões críticas sobre o contexto em que estão, propondo ações que auxiliem no processo de consolidação dos direitos humanos, intervindo tanto na realidade local quanto regional e nacional”, finalizou.

Mais informações podem ser obtidas na Secretaria do PPGD, pelo telefone (55) 3332-0545 ou WhatsApp (55) 3332-0200, pelo e-mail ppgd@unijui.edu.br ou na página do Programa.