PPGD promove o XI Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia - Unijuí

PPGD promove o XI Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia

Na noite desta quarta-feira, 22 de novembro, aconteceu a abertura oficial do XI Seminário Internacional Direitos Humanos e Democracia. O evento é realizado pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, desde a sua fundação, em 2013, e tem o objetivo de difundir o conhecimento produzido por professores e estudantes, estabelecendo um espaço de discussão entre os grupos de pesquisa que integram o Programa e pesquisadores de outras universidades nacionais e internacionais.

O evento teve início pela manhã, com workshop e apresentação de artigos nos grupos de trabalho, e seguirá até a sexta-feira, com diversas discussões e com a realização da XI Mostra de Trabalhos Científicos, que conta com a inscrição de 120 trabalhos. A programação é realizada de forma híbrida e pode ser conferida na página unijui.edu.br/eventos.

“O Seminário Internacional é um evento consolidado no meio acadêmico, tanto no Brasil quanto internacionalmente, e possibilita diversos contatos. É, portanto, um espaço qualificado para o debate de temas relevantes para este momento histórico e, principalmente, para a construção do nosso futuro”, destacou a coordenadora do curso de Direito no campus Ijuí, professora Francieli Formentini.

Coordenador do PPGD da Unijuí, o professor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth destacou que os eventos contemporâneos, como a pandemia, a guerra na Ucrânia e as catástrofes ambientais, convidam os pesquisadores à reflexão e estarão, de alguma forma, em discussão nesta edição do evento, a partir da temática central “Inclusão e alteridade”. “Até sexta-feira, o evento será um espaço privilegiado para a discussão dos mais variados temas ligados à alteridade, com vistas à inclusão. Os debates certamente levam em conta, nas suas mais diversas matizes, o nosso compromisso com a efetivação dos direitos humanos e da democracia. Essas preocupações estão presentes nas teses e dissertações do Programa, bem como nos mais de 120 trabalhos inscritos neste evento”, completou o professor.

Participou da abertura o vice-reitor de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, professor Fernando Jaime González, que destacou que a Instituição tem uma longa trajetória de engajamento em temas sociais, desde a sua fundação, há mais de 65 anos. “Os direitos humanos sempre estiveram impregnados na forma de fazer e pensar da Universidade, mas, sem dúvidas, no Programa esse compromisso institucional tem um caráter acadêmico e científico. Por isso, nos orgulhamos muito do PPGD, que inclusive nos projeta internacionalmente”, afirmou.

Após a abertura, foi realizado o painel Violência, exclusão social e Direitos Humanos, que contou com duas conferências. A primeira, “Violencia y política en América Latina", esteve a cargo do professor doutor Igor Goicovic Donoso, da Universidade de Santiago do Chile. A segunda, "Sistema penal racial no Brasil", contou com a participação da professora doutora Roberta Duboc Pedrinha, da Universidade Federal Fluminense, Niterói-RJ. A mediação foi realizada pelo professor Maiquel e foram debatedores os professores doutores André Leonardo Copetti Santos e Joice Graciele Nielsson.