Coordenadores do Procad/Capes divulgam resultados da pesquisa em eventos na Europa - Unijuí

Entre os dias 14 e 29 de fevereiro, o professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, e o professor doutor Marcus Alan de Melo Gomes, da UFPA, coordenadores geral e adjunto da equipe do projeto Procad/Capes “Rede de Cooperação Acadêmica e de Pesquisa: eficiência, efetividade e economicidade nas políticas de segurança pública com utilização de monitoração eletrônica e integração de bancos de dados” (Edital nº 16/2020 – Segurança Pública e Ciências Forenses), cumpriram uma extensa agenda de eventos juntos a três importantes universidades espanholas.

A primeira atividade ocorreu na Universidade A Coruña, na região da Galícia, na qual os professores foram recebidos pelo catedrático de Direito Penal, professor doutor José Ángel Brandaríz García, e pelo professor David Soto, integrantes do grupo internacional de pesquisa ECRIM (Research group on Criminology, Legal Psychology and Criminal Justice in the 21st Century). Na oportunidade, os pesquisadores brasileiros apresentaram, para um grupo de mais de 120 pessoas - entre professores, estudantes de graduação e de pós-graduação – alguns resultados da pesquisa realizada no contexto do projeto Procad/CAPES, enfatizando o tema do estado de coisas inconstitucional no sistema carcerário brasileiro e os limites e possibilidades da monitoração eletrônica criminal no enfretamento deste cenário.

No dia 22 de fevereiro, os pesquisadores brasileiros foram recebidos na Universidade de Sevilha pelo catedrático de Filosofia do Direito, professor doutor Alfonso de Julios-Campuzano. Neste dia, os coordenadores do Procad palestraram no Seminário Internacional intitulado “Elementos cosmopolitas en la cultura jurídica: populismo punitivo, derechos humanos e sociedad del riesgo”, organizado no contexto do projeto de pesquisa “Constitucionalismo multinivel y gobernanza mundial: fundamentos y proyecciones del cosmopolitismo en la sociedad del riesgo global”, financiado pelo Ministério de Ciência e Inovação da Espanha, desenvolvido junto ao Departamento de Filosofia do Direito da Universidade de Sevilha. A atividade contou com a presença de aproximadamente 60 estudantes de graduação e pós-graduação, onde os pesquisadores brasileiros apresentaram a temática do monitoramento eletrônico criminal no Brasil a partir do enfoque do populismo punitivo. Após o evento, também foi encaminhada a renovação do convênio entre o PPGD Unijuí e a Universidade de Sevilha, ratificando um espaço de cooperação acadêmica que já produziu muitos resultados importantes para ambas as instituições.

Por fim, no dia 27 de fevereiro, os professores brasileiros foram recebidos na Faculdade de Direito da Universidade de Valladolid pelo catedrático de Direito Penal, professor doutor Ricardo Manuel Mata y Martín. Em Valladolid, os coordenadores do Procad participaram da Jornada Penitenciária Internacional "Entre el antes y el después del sistema penitenciario", dividindo a mesa com três pesquisadores espanhóis, o que permitiu uma troca acadêmica sobre o tema do encarceramento no Brasil e na Espanha. Nesta oportunidade, os professores brasileiros puderam apresentar ao público de mais de 80 pessoas, entre estudantes de graduação e pós-graduação, alguns dos resultados já obtidos no âmbito do projeto que vem sendo desenvolvido no Brasil. Além disso, em reuniões com professores da Universidade espanhola, foi dado início a um conjunto de atividades de cooperação acadêmica que implicarão, em breve, na celebração de mais um convênio internacional.