Estudante do PPGD da Unijuí participa da elaboração de parecer aceito pela Corte Interamericana de Direitos Humanos - Unijuí

Estudante do Doutorado em Direitos Humanos (PPGD) da Unijuí, Sabrina Lehnen Stoll participou da elaboração do parecer submetido pela organização Direito Internacional sem Fronteiras (DIsF) e pela Cátedra Jean Monnet, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), no pedido de Opinião Consultiva formulado pelo Chile e Colômbia sobre “Emergências Climáticas e Direitos Humanos” para a Corte Interamericana de Direitos Humanos. O parecer foi encaminhado e aceito pela Corte.

O pedido formulado visa elucidar as responsabilidades individuais e coletivas do Estado diante da emergência climática no contexto do direito internacional dos direitos humanos, considerando os impactos distintos em pessoas de diversas regiões e grupos populacionais, bem como seu impacto na natureza e na sobrevivência humana em nosso planeta.

Ao considerar o pedido dos Estados, foi essencial reconhecer os impactos diferenciados que a crise climática tem sobre pessoas de diversas regiões e grupos populacionais. A urgência em abordar essas questões não apenas ressalta a importância da cooperação internacional, mas também evidencia a necessidade de medidas concretas para proteger os direitos humanos, assim como também a própria sobrevivência da natureza e da vida humana em nosso planeta.

“Nesse sentido, a contribuição da estudante de Doutorado em Direitos Humanos do PPGD, Sabrina Lehnen Stoll, no parecer, se destaca como um passo significativo rumo à compreensão e à ação efetiva diante desses desafios globais”, destacou o coordenador do Programa, professor doutor Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth.

O parecer completo pode ser acessado neste link. Para conferir os demais pareces aceitos pela Corte Interamericana, clique aqui.