PPGD da Unijuí aprova projeto junto ao Programa de Políticas Afirmativas e Diversidade da Capes - Unijuí

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí foi um dos contemplados no Edital nº 17/2023, relacionado ao Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) – Políticas Afirmativas e Diversidade, que visa apoiar projetos de formação de professores e pesquisadores e a realização de pesquisas acadêmicas científicas em diferentes áreas do conhecimento, em temas relacionados às políticas afirmativas e à diversidade.

O projeto contemplado, “Pessoas com transtornos globais de desenvolvimento (TGD) no Ensino de Pós-Graduação Stricto Sensu no Brasil: políticas públicas para a inclusão educacional e profissional”, sob a coordenação da professora doutora Joice Graciele Nielsson, do PPGD Unijuí, será realizado em parceria com a UFPA - Universidade Federal do Pará, Unicap - Universidade Católica de Pernambuco e Fiocruz – Fundação Oswaldo Cruz. A pesquisa consiste em realizar um mapeamento sobre o ingresso e permanência de pessoas com Transtornos Globais de Desenvolvimento na Pós-graduação Stricto Sensu brasileira, buscando propor políticas afirmativas que possam qualificar os mecanismos de inclusão.

O projeto receberá um financiamento no valor de R$ 1.445.800,00, e oferecerá duas bolsas integrais para o mestrado, três para o doutorado e duas para o pós-doutorado durante a sua execução.

O edital integra as atividades do Programa de Desenvolvimento Acadêmico Abdias Nascimento da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece bolsas integrais para mestrado, doutorado e pós-doutorado, a fim de impulsionar a trajetória de pessoas negras, indígenas, quilombolas, com transtornos mentais, deficiência ou autismo.