Semana Acadêmica do curso de Direito terá ampla programação nos três campi da Unijuí - Unijuí

Na próxima terça-feira, 16 de abril, terá início nos três campi da Unijuí - Ijuí, Três Passos e Santa Rosa, a Semana Acadêmica do curso de Direito. Contando com atividades online e presenciais, a palestra inicial será comum a todos os alunos e realizada presencialmente no campus de Ijuí, no Salão de Atos, com transmissão para os demais municípios. As atividades seguem até o dia 18.

Com início agendado para às 19h30, a primeira discussão, no dia 16, será sobre “Os desafios na era da execução penal 4.0”, a cargo da doutora e mestra em Ciências Criminais pela PUCRS, com área de pesquisa em criminologia e controle social, Thaynara Castelo Branco.

No dia 17, haverá a exibição do documentário Retratos do Cárcere, com posterior debate em cada campus. Em Ijuí, as discussões serão guiadas por Renato Dornelles e Darlen Grasieli Bugs; em Três Passos, por Sergio Franciscon e Diovan Roberto Schmalz; e em Santa Rosa, por Iana Patrícia Pandolfo, Lucas Maggioni Friderichs e Rubesmar Antônio Goebel.

No último dia, 18 de abril, o campus Ijuí terá três palestras dentro de um grande painel, denominado “Racismo, estigma e Direito Penal”. A primeira discussão será sobre “Monitoração eletrônica de pessoas a partir da Teoria do Estigma de Erving Goffman”, a cargo de Fernanda Analú Marcolla. A segunda, sobre “Racismo estrutural e a importância do letramento racial para as instituições de segurança pública”, será conduzido pelo chefe da Polícia Civil do Estado, Fernando Antônio Sodré de Oliveira. E a terceira, sobre “Medidas despenalizadoras no processo penal brasileiro”, ficará a cargo  de Mauro Sturmer.

No campus Três Passos, estará em debate o “Golpe de 1964, o Brasil 60 anos depois”, com a mestre em Direito pela Unijuí, Clarissa Mertz. Em Santa Rosa, haverá um World Café: Uma conversa relevante sobre futuro profissional. Participarão a analista processual da Defensoria Pública do Estado, Francieli Franke Kreutz; e a oficial de Estado Maior da Brigada Militar, atualmente no posto de major, Vanessa Peripolli.