
O professor doutor Maiquel A. Dezordi Wermuth, coordenador do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Direito (PPGD) da Unijuí, foi contemplado com uma bolsa do Programa Cátedras Brasil, da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), que apoia o desenvolvimento de pesquisas aplicadas, ou seja, projetos orientados a constituir evidências e análises sobre condições do serviço público.
O programa procura absorver contribuições interdisciplinares e inovadoras nos campos de conhecimento correlatos à gestão, administração e políticas públicas, com o objetivo de agregar valor às atividades de produção e disseminação de conhecimento. O foco é a proposição de uma abordagem que privilegie a resolução de problemas políticos, econômicos e sociais. Objetiva-se, por meio dele, a construção de um repositório de informações sobre políticas públicas, tanto intergovernamentais quanto dos setores empresarial e público não estatal.
Na edição comemorativa de 10 anos do programa, a Enap buscou selecionar até 20 projetos de pesquisa que gerem policy papers com subsídios para a melhoria da gestão e da aplicação de políticas públicas.
O professor Maiquel apresentou o projeto na Área Temática 7 - Estratégias anticapacitistas no setor público. A proposta apresentada intitula-se “Estratégias anticapacitistas no setor público brasileiro: marco de conformidade a partir das diretrizes da Organização das Nações Unidas”.
Dentre os 568 projetos apresentados ao programa, o professor foi classificado em primeiro lugar na área temática escolhida, e como segundo colocado no quadro geral dos projetos aprovados. O processo seletivo contou com três etapas: análise do currículo e publicações, análise do projeto de pesquisa e entrevista dos candidatos em banca composta por experts nas áreas temáticas do edital.
A pesquisa aprovada será desenvolvida a partir do mês de setembro de 2024. Mais informações sobre o programa podem ser obtidas neste link.