V Seminário Regional de Justiça Restaurativa reúne instituições e fortalece diálogo - Unijuí

O Conselho de Gestão do Programa de Justiça Restaurativa de Ijuí, do qual faz parte a Unijuí, promoveu nesta terça-feira, 23 de setembro, o V Seminário Regional de Justiça Restaurativa, com o tema “Construindo a paz entre nós”.

O seminário aconteceu no Centro de Eventos da Unijuí, iniciando com a Mostra de Práticas Restaurativas e, em seguida, com o painel “A Justiça Restaurativa no processo de trabalho em diferentes campos de atuação”, que contou com a participação de Petina Riccardi Lima, analista judiciária, facilitadora, instrutora e professora de Círculos de Construção da Paz do Tribunal de Justiça de Porto Alegre, e de Elis Jacqueline Dockorn, professora, facilitadora e instrutora de Círculos de Construção de Paz da Seduc de Porto Alegre.

Estiveram presentes no evento a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Andreia Amorim; a Juíza de Direito Dra. Maria Luiza Pollo Gaspary; a Promotora de Justiça Dra. Marilise Cordenonsi Bortoluzzi; a Coordenadora Geral do Conselho de Gestão do Programa de Justiça Restaurativa de Ijuí, Sra. Cristiane Barasuol; e a Professora Ester Eliana Hauser, mestre do curso de Direito e também representante da universidade.

O evento é uma promoção do Conselho de Gestão da Justiça Restaurativa do Município de Ijuí, com o apoio da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (Unijuí), e tem como principal objetivo ampliar o conhecimento sobre a Justiça Restaurativa, um paradigma que oferece uma nova perspectiva sobre como levar a justiça a todos os espaços, buscando formas de dialogar, responsabilizar, reparar e restaurar sujeitos, locais e culturas, construindo um ambiente pacífico.

Para a professora Ester, é uma grande satisfação acolher mais uma vez este evento, tão significativo e relevante para a Universidade.

“Temos sido a casa desse evento desde o início, e isso nos honra e nos orgulha, porque, aqui na Universidade, falamos sobre Justiça Restaurativa desde 2013. Foi em 2017 que nos encontramos com essas outras instituições e pudemos também oferecer o nosso trabalho e a nossa reflexão nesta maravilhosa parceria, que foi construída até aqui e que permitiu que caminhássemos de forma tão alinhada na construção de tantos projetos que hoje são motivo de grande orgulho para cada um de nós. A Unijuí é uma universidade comunitária que, desde a sua origem, sempre trabalhou muito junto à comunidade.”


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.