Palestra sobe aterosclerose marca aula inaugural do Mestrado em Atenção Integral à Saúde - Unijuí

A aula inaugural também marca o pré-congresso relativo ao 3º Congresso Internacional em Saúde: atenção integral à saúde, que será realizado de 16 a 19 de junho, na UNIJUÍ / Câmpus Ijuí.

Teve início na noite desta sexta-feira (06), no Salão Nobre do Câmpus da Universidade de Cruz Alta, a segunda turma do Mestrado em Atenção Integral à Saúde. A aula inaugural teve a presença de integrantes das reitorias das duas universidades, ingressantes e concluintes do Programa Stricto sensu. Criada no ano passado, a proposta tem caráter multidisciplinar e é desenvolvida através de uma associação ampla entre a Unicruz e a Unijuí.

A vice-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unijuí, Evelise Berlezi, falou em seu pronunciamento sobre a responsabilidade de formar cidadãos comprometidos com o cuidado à saúde, exaltando a importância de consolidar a cultura de prevenção de doenças. “Historicamente, o país fez um investimento errado em procedimentos curativos, e essa é a grande tônica do mestrado. São desafios que a sociedade brasileira nos impõe”, disse. Também durante a abertura do evento, o fortalecimento do mestrado foi comemorado pelo pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unicruz, Diego Golle. “Tivemos 142 candidatos inscritos para preencher 22 vagas, o que mostra o prestígio que as duas universidades comunitárias têm no Estado”, comemorou.

A aula inaugural teve como tema “medidas de prevenção à aterosclerose”, doença inflamatória causada pelo acúmulo de placas de gordura nas artérias. Fatores de risco que podem ocasionar no desenvolvimento da patologia, como o sedentarismo e a má alimentação, estão afetando cada vez mais as pessoas jovens, o que exige atenção precoce aos cuidados no ambiente familiar.

Protásio Lemos da Luz, doutor em Cardiologia e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ministrou a aula. "Precisamos falar sobre prevenção com crianças e adolescentes, porque eles têm potencial para mudar os hábitos dos adultos presentes em seu convívio”, salientou Luz. O mediador foi o professor do Mestrado em Atenção Integral à Saúde, Paulo Ricardo Viecilli.

O Mestrado Acadêmico em Atenção Integral à Saúde tem duração de dois anos, e as aulas serão conduzidas de forma intercalada nos campi da Unicruz e da Unijuí.

*Com informações e fotos do Núcleo Integrado de Comunicação da Unicruz