Um estudo sobre custos e benefícios envolvendo métodos para remoção de cáries em crianças - Unijuí

Um estudo sobre custos e benefícios envolvendo métodos para remoção de cáries em crianças

 
 

Mestranda Fernanda Bottega defendeu dissertação com o tema: "Avaliação de custos e comparação dos benefícios para a saúde pública do método atraumático de remoção de cárie com Gel Papacárie em crianças".

No dia 17 de junho de 2016, última sexta-feira ocorreu mais uma defesa de dissertação do mestrado Atenção Integral a Saúde (UNICRUZ/UNIJUI). A odontóloga, mestranda Fernanda Bottega, realizou a defesa da dissertação intitulada "Avaliação de custos e comparação dos benefícios para a saúde pública do método atraumático de remoção de cárie com Gel Papacárie em crianças", com orientação da Profa Dra. Eliane Roseli Winkelmann. Participaram da banca de defesa as professoras Dra Lígia Franz (UNIJUÍ), Dra Janice Zanella (UNICRUZ), Dra Beatriz Unfer (UFSM).

O objetivo deste estudo foi analisar o custo (por procedimento) do gel PapacárieTM  (F&A, Brasil) em comparação com o método tradicional (broca), além de realizar uma comparação dos benefícios de ambos os métodos de remoção do tecido cariado. Verificou-se que o método químico-mecânico (PapacárieTM) possui um custo (por procedimento) menor comparado com método tradicional (broca), porém não há diferenças significativas de tempo de consulta entre ambos os métodos. Considera-se o gel PapacárieTM uma excelente opção para a remoção minimamente invasiva do tecido cariado, evitando sintomatologia dolorosa e reduzindo ansiedade da criança, apresentando-se como alternativa viável para saúde pública. 


Compartilhe!

Utilizamos cookies para garantir que será proporcionada a melhor experiência ao usuário enquanto visita o nosso site. Ao navegar pelo site, você autoriza a coleta destes dados e utilizá-los conforme descritos em nossa Política de Privacidade.