Mestrado em Atenção Integral à Saúde tem dois projetos aprovados pela FAPERGS/CNPq - Unijuí

O apoio será importante na execução e qualificação científica dos projetos de pesquisa.

O Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (PPGAIS), programa em rede entre a UNIJUÍ e UNICRUZ, teve, na última semana, dois projetos de pesquisa aprovados para apoio financeiro via FAPERGS/CNPq no Edital PPP/ARD (Programa Primeiros Projetos/Auxílio Recém Doutor). O apoio será importante na execução e qualificação científica dos projetos de pesquisa e fundamentais na formação dos alunos de mestrado do PPGAIS.

O projeto “Treinamento físico associado à terapia térmica no combate a resistência a insulina: equilíbrio extra e intracelular de HSP70 como biomarcador de inflamação subclínica no diabetes” tem uma previsão de investimento de R$ 31.000,00 para o Laboratório de Ensaios Biológicos da UNIJUÍ. O projeto, coordenado pelo professor Dr. Thiago Gomes Heck tem como finalidade verificar qual o potencial terapêutico da combinação entre o exercício físico e terapia térmica para o Diabetes tipo II. A proposta é de colaborar para desenvolvimento de uma nova estratégia terapêutica para o tratamento da Diabetes tipo II, além de aprofundar os conhecimentos acerca de um novo biomarcador (razão extra/intracelular da proteína de choque térmico HSP70), como diagnóstico e índice de prognóstico das condições subclínicas do Diabetes tipo II e conta com a colaboração das professoras Dra. Mirna Stela Ludwig, Dra. Greice Franciele Feyh dos Santos Montagner e Ms. Pauline Brendler Goettems Fiorin.

O outro projeto aprovado, “Avaliação da dor, estresse e coping de pacientes e familiares no âmbito hospitalar” tem coordenação da professora Dra. Eniva Miladi Fernandes Stumm e colaboração das professoras Dra. Eva Teresinha de Oliveira Boff e Ms. Joseila Sonego Gomes. O projeto tem previsão de investimento de R$ 23.904,00 e tem como objetivo avaliar dor, estresse e coping em pacientes oncológicos no âmbito de um hospital geral, com o uso de instrumentos validados; mensurar níveis de estresse e coping em familiares de pacientes oncológicos, com dor, no âmbito hospitalar; assessorar os enfermeiros das diferentes unidades hospitalares com subsídios para viabilizar a implantação da avaliação da dor como quinto sinal vital. Pretende-se com a pesquisa, agregar conhecimentos sobre dor, estresse e coping; qualificar a assistência de enfermagem a indivíduos com dor,  implantar na referida instituição de assistência à saúde o controle da dor com o uso de escalas validadas, concomitante à atividades de formação continuada com a equipe de enfermagem; avaliar os níveis de estresse de pacientes e familiares assistidos no HCI; avaliar estratégias de enfrentamento utilizadas por eles para lidar com o estresse vivenciado; subsidiar reflexões, discussões e ações de profissionais da saúde, estudantes e gestores com vistas a mudanças de posturas no que tange a assistência ao paciente com dor.